1ª fase de revitalização da EMEF Domiciano de Farias é entregue; escola terá Ensino Médio

Em caráter excepcional, a Prefeitura de Ananindeua implantou séries posteriores ao Ensino Fundamental na unidade de ensino

30/06/2024 22h42 - Atualizada em 02/07/2024 21h01

Na manhã deste domingo (30), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou uma programação repleta de novidades na Ilha do Igarapé Grande, em João de Pilatos.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Domiciano de Farias, que passa por obras de revitalização, teve sua primeira fase entregue hoje pela atual gestão municipal da cidade. Ao todo, já são 89 entregas de obras da Prefeitura de Ananindeua para a educação municipal.

E a principal novidade é que, a partir de agora, a escola Domiciano de Farias terá turmas de Ensino Médio. Em caráter excepcional, esta será a primeira vez que uma unidade da Rede Municipal de Ensino de Ananindeua terá turmas na modalidade.

“A gente tá aqui bastante satisfeito em relação à educação, porque antes os filhos tinham que migrar para outro lugar para estudar ou fazer todo dia o trajeto daqui para o Curuçambá, Icoaraci, Outeiro ou Murinin. Era bem difícil”, contou o técnico em vídeo Luiz Carlos Santana, 49, morador da Ilha do Igarapé Grande há 19 anos. Ele é casado com Lucinda Bentes Farias, natural da ilha, com quem tem dois filhos, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Domiciano de Farias, 7, e Karina Farias, 8.

A felicidade de seu Luiz e da família vem de saber que, além de estudarem em uma escola agora revitalizada, quando crescerem, os filhos não vão mais precisar estudar em outra localidade, pois vão poder fazer o Ensino Médio na mesma escola. “É um progresso para a nossa comunidade. Essa ampliação para o Ensino Médio representa o futuro da nossa comunidade”, disse.

A escola deve receber, já em Agosto,  26 novos alunos, de turmas do 1º e 2º ano do Ensino Médio. E futuramente a unidade também terá turmas de 3º ano.

A unidade tem 36 anos de história e, atualmente, possui 94 alunos matriculados, em turmas que vão da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Na unidade, são desenvolvidos diversos projetos, como o projeto de intervenção, meio ambiente, horta, projeto de vida e projeto de reforço de aprendizagem.

Gestor da EMEF Domiciano de Farias, Aureliano Costa disse: “essa ampliação da escola para o Ensino Médio vai favorecer muito os alunos, pois, atualmente, eles precisam se deslocar para outras regiões da cidade e até mesmo outros municípios para seguir os estudos. Isso é uma conquista nossa, junto como prefeito e com a secretaria de educação de Ananindeua”.

A secretária de Educação de Ananindeua, professora Ana Paula Renato, explica: “os alunos do Ensino Médio vão ficar no novo bloco (C), e teremos, primeiramente, alunos do 1º e do 2º ano, uma turma de manhã e outra à tarde. A partir do dia 20 de Julho, a equipe da SEMED estará na escola para a realização das matrículas”.

Doutor Daniel Santos, prefeito de Ananindeua, contou: “antes, os alunos passavam mais tempo dentro do barco do que na escola, somando o tempo de ida e de volta. Agora, os alunos ficam de 8h às 16h. Tomam café e almoçam aqui. E com a implementação do Ensino Médio, os alunos não vão mais precisar se mudar ou se deslocar para outras regiões para cursar a modalidade”.