Leonardo Sousa apresenta o monólogo "Antes que eu me chame saudade" no Teatro Municipal de Ananindeua

08/11/2024 11h55
Secom

Espetáculo “Antes que eu me chame saudade”. O Teatro Municipal de Ananindeua recebe, nos dias 7 e 8 de novembro, o espetáculo “Antes que eu me chame saudade”. O monólogo conta a história de seu Sebastião, um viúvo de 78 anos apaixonado por café amargo e jazz, ritmo que o faz recordar os bons momentos do passado. Ele vive com a saudade da falecida esposa, além de sentir falta dos filhos e netos, que raramente o visitam. Sua única companhia é seu Zé, um velho preguiçoso e resmungão que não se levanta da cadeira para fazer nada. 

O espetáculo aborda temas como solidão, abandono e saudade. O monólogo segue até esta sexta, 8 de novembro, com apresentações às 18h e 20h.

Leonardo Souza, intérprete do personagem e dramaturgo.Para Leonardo Souza, intérprete do personagem e dramaturgo, a reflexão proposta no palco foi compreendida pelo público. "Foi um processo muito trabalhoso, cada detalhe desse espetáculo foi pintado, desenhado e pensado para que a gente conseguisse transportar o público pra história do seu Sebastião, tanto na visualidade, quanto na trilha escolhida. É a primeira vez que a gente vem com esse espetáculo para um teatro, esta sendo uma experiência muito bacana. Eu pensei várias vezes em como seria esse espetáculo em um teatro, por quê o teatro é algo grande, e esse espetáculo é feito como se fosse um quadro, uma pintura emoldurada. E chegando aqui a gente pensou em várias ideias para conseguir reduzir o palco de forma que o público pudesse conseguir submergir nesse espetáculo da melhor forma. Eu amo esse espetáculo, ele é a minha paixão. Foi a primeira vez que eu fiz um monólogo, foi a primeira vez que eu escrevi uma dramaturgia, e é a primeira vez que eu atuo sozinho em um palco. Tem uma força nesse espetáculo que me faz gostar muito dele, e apresentar hoje e ver as pessoas emocionadas foi maravilhoso. E perceber que a reflexão que eu trago no palco tenha chegado nelas, isso é o mais importante", contou.

O estudante Pablo Gomes, de 19 anos, conta que ficou emocionado ao assistir o espetáculo. "O monólogo mostra um cotidiano monótono e triste na perspectiva de quem vive só, eu me emocionei várias vezes, é muito importante a gente dar valor para as pessoas", relatou.

Para a estudante Jaqueline Silva, de 16 anos, foi um momento de reflexão. "Eu achei essa peça incrível, muito contagiante, porque retratou muito bem a solidão, tem alguns momentos que são muito tocantes, e faz com que a gente faça uma autoanálise se estamos realmente dando valor a quem está próximo da gente", contou. 

O espetáculo "Antes que eu me chame saudade" tem a direção de Breno Monteiro e segue até o dia 08 de novembro, com sessão especial às 18h para pessoas assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e alunos de escolas públicas de Ananindeua. 20h sessão para o público geral.

 Serviço:

Espetáculo "Antes que eu me chame saudade"

Quando: 08 de novembro

Onde: Teatro Municipal de Ananindeua (Parque Cultural Vila Maguary)

Hora: 18h - Pessoas assistidas pelo CRAS e alunos de escolas públicas de Ananindeua. / 20h público Geral.

Informações: (91) 981123688

OUTRAS NOTÍCIAS