Ananindeua inicia construção participativa do Plano Plurianual 2026–2029

Gestão Municipal e Sociedade Civil debatem políticas para o desenvolvimento de Ananindeua

02/07/2025 22h25
Secom

Encontro do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029, foi na Escola Municipal João Paulo II.A Prefeitura de Ananindeua deu início, nesta segunda-feira (1.º), à construção do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029. A iniciativa está sendo conduzida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), em parceria com o Gabinete do Prefeito.

A proposta é promover encontros abertos com a população, ouvindo representantes da sociedade civil e das minorias. A primeira audiência aconteceu na Escola Municipal João Paulo II, localizada na Cidade Nova VI, ao lado da Igreja Santa Paula Frassinetti.

Biane Sanches, recebe o evento como oportunidade de desenvolvimento para Ananindeua.Para Biane Sanches, coordenadora estadual da Rede Amazônia Negra e diretora de Direitos Humanos do município, a escuta pública é essencial para o progresso da cidade.

"As grandes pautas dos segmentos sociais, como juventude, mulheres, idosos, população negra e outros grupos, precisam estar no centro do planejamento. A Prefeitura demonstra, com isso, um compromisso com a inclusão e com a construção de um futuro mais justo".

Kedna Barbosa, falou sobre em dar atenção ao tratamento de algumas doenças e buscar alternativas que ajudem o cidadão em hábitos saudáveis.O primeiro dia de debates trouxe à tona demandas prioritárias da população, especialmente na área da saúde. Kedna Barbosa, chefe de Gabinete da Prefeitura, enfatizou a preocupação com doenças crônicas e os hábitos alimentares da população.

"Hoje percebemos que  cidadãos têm uma alimentação desequilibrada, o que tem gerado um aumento de doenças como o diabetes tipo 2. Recebemos solicitações para ampliar o atendimento a essas pessoas, mas também vamos trabalhar na prevenção, melhorando a qualidade de vida da população".

As audiências públicas do PPA serão realizadas em todas as regiões de Ananindeua. A expectativa é que os moradores participem ativamente, contribuindo com sugestões, críticas e propostas para o planejamento das ações municipais.

Thiago Freitas diz que é fundamental a presença do cidadão em pautas que definem o futuro do município.Thiago Freitas Matos, secretário municipal de Gestão Fazendária, reforçou a importância da participação popular.

"Essa é a oportunidade de construirmos juntos o futuro de Ananindeua. O PPA define como os recursos públicos serão investidos. A presença da população é essencial para garantir que esses investimentos sejam eficazes e atendam às reais necessidades do município".

Joab Costa, afirmou que a sociedade civil precisa cobrar o poder público e decidir pautas que devem promover políticas de inclusão para todos.Joab Costa, representante do Projeto Social Dia Feliz, da Cidade Nova, também destacou o papel da comunidade no processo.

"É louvável a iniciativa da Prefeitura de ouvir a população. Temos o dever de participar, sugerir e cobrar. Só assim construiremos uma cidade mais inclusiva, justa e com oportunidades para todos", concluiu.

OUTRAS NOTÍCIAS