Programa Pet Amigo leva Castramóvel para o bairro do Una

A ação faz parte das políticas municipais de saúde animal com alta procura pelos tutores de pets da região

27/01/2026 12h07 - Atualizada hoje 12h58
Secom

Nesta semana, de 26 a 29, a Prefeitura de Ananindeua, por intermédio da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SEMPA), está realizando, no centro CRESCCE Una, mais uma ação do programa Pet Amigo, que levou o Castramóvel até o local.

Elton Nunes, secretário da SEMPA.A ação no Una teve uma alta demanda, e o secretário da SEMPA, Elton Nunes, destacou os números de pets atendidos pelo Castramóvel e as necessidades futuras da iniciativa.

“Estamos realizando uma importante ação do Castramóvel, que é uma iniciativa da Prefeitura de Ananindeua. Agradeço ao nosso prefeito Dr. Daniel Santos por tornar essa ação uma realidade em nosso município. Até agora, já castramos mais de 7 mil animais nas ações do Castramóvel, e nossa meta é aumentar cada vez mais esse número”, afirmou o secretário.

Cadastro do animais.O Castramóvel é fundamental para o controle populacional de cães e gatos. A reprodução indiscriminada dos animais pode levar a abandonos e à disseminação de zoonoses, pois os animais têm acesso à rua e podem se contaminar, representando um risco à saúde humana. Além disso, esse serviço é indispensável para a saúde como um todo: humana, animal e do meio ambiente. Ao castrarmos os animais, estamos contribuindo para uma convivência mais saudável e equilibrada em nossa comunidade.

Kamili, tutora da Lola.A jovem Kamili Beatriz, de 16 anos, tutora da Lola, sabe da importância de cuidar da saúde da sua cadelinha e aproveitou a ação desta semana.

“A castração é fundamental para a saúde dos nossos pets. Trouxe a Lola hoje porque quero cuidar bem dela. É importante lembrar que vacinas são essenciais, mas também podem trazer riscos. Algumas vacinas, quando aplicadas a cada seis meses, podem causar doenças graves, como câncer e problemas respiratórios. Por isso, estou aqui para garantir o bem-estar dela, evitando complicações futuras. Cuidar da saúde dela é minha prioridade!”, explicou Kamili.

Dona Maria de Nazaré e sua cadelinha Pink.Dona Maria de Nazaré, moradora do Una, procurou a ação para sua cadelinha Pink. “Essa é a segunda vez que venho a essa ação. Estou no aguardo para fazer a coleta de sangue. Além dela, tenho uma gatinha que já está castrada. Acredito que essa ação é muito importante para a saúde dos animais e estou feliz de conseguir atendimento para a Pink”, disse dona Maria de Nazaré.

Maria Elza e seu cãozinho Barão.A tutora Maria Elza estava na ação de castração com seu cachorrinho, Barão. No ano passado, ela procurou a secretaria porque o Barão estava muito doente. “Graças a Deus, consegui o atendimento que ele precisava e, desde então, ele está muito melhor. Agora, minha intenção é castrar o Barão para garantir que ele tenha uma vida ainda mais saudável”, falou dona Maria.

Ao todo, a ação no Una atendeu mais de 100 animais beneficiados. É fundamental ressaltar a importância da castração na proteção da saúde pública e no bem-estar dos animais. A Secretaria de Proteção e Defesa Animal de Ananindeua está comprometida com a saúde dos pets do município por meio de ações de castração, vacinação e consultas clínicas.

OUTRAS NOTÍCIAS