Índios Warao são atendidos pelo Consultório de Rua

21/09/2022 16h39
Secom

O programa “Consultório na Rua” da Prefeitura de Ananindeua realizou mais um atendimento itinerante na manhã desta quarta-feira, 21, no bairro do Distrito Industrial, mais precisamente na comunidade dos índios Warao. Executado pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa visa atender pessoas em vulnerabilidade social e em situações de rua.

Os índios Warao receberam atendimentos médicos, atendimento de enfermagem, orientações nutricional e psicológica, além de testes rápidos HIV, sífilis, hepatites B e C.

“Esse atendimento hoje a essa comunidade Warao é de extrema importância, para que consigamos preencher essa lacuna de assistência básica. Eles são uma população que carece de ajuda, tem problemas de saúde que devemos acompanhar, temos que estar sempre atentos e monitorando, o desenvolvimento das crianças, os ciclos de vida. É uma população especial, e estamos aqui exatamente para poder verificar as necessidades dessa população está precisando. Nosso objetivo hoje aqui, é atender da melhor forma possível a população nas suas necessidades e no que pudermos ajudar", explicou a médica Cláudia Marques. 

O atendimento foi feito em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT), que atende a comunidade Warao do Distrito Industrial no CRAS do bairro. “Esse atendimento é importante para eles porque esse Consultório itinerante veio até eles, veio aqui na comunidade deles, porque eles as vezes não conseguem se comunicar, e hoje temos aqui nosso interprete Norberto que está ajudando e passando as informações", contou Helem Dantas, assistente social do Centros de Referência de Assistente Social (CRAS) do Distrito Industrial. Norberto Jesus Nunez Sapata é Warao e trabalha diretamente com a comunidade indígena e facilita o diálogo entre os índios e ps técnicos da Semcat, auxiliando nesses atendimentos.

A iniciativa vai levar atendimento de atenção básica, ofertando serviços de saúde para esse grupo populacional no qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados. A proposta visa ampliar o acesso à saúde básica às pessoas vivendo nas ruas, estas, que marginalizadas por diferentes motivos, não o teriam acesso de maneira digna e a serviços de qualidade. 

“Estamos mapeando todos os bairros, porque o intuito do Consultório na Rua é inserir essa população em vulnerabilidade social no sistema, e encontrar o quantitativo dessa população. Ainda não havíamos vindo para o Distrito Industrial, então promovemos essa ação hoje, para inserirmos eles nos nossos atendimentos. Como a maioria não são brasileiros, a maioria não tem documentação e os que tem, já estamos incluindo eles na atenção primária de saúde, para buscar esses atendimentos de atenção básica, exames e consultas. Então oferecemos esses serviços para inseri-los aos atendimentos das unidades básicas de saúde", explicou a assistente social do programa Consultório na Rua, Ercilia Oliveira.  

O "Consultório na Rua" é composto por uma equipe multiprofissional, que irá desenvolver ações integrais de saúde específicas para as necessidades desse público em vulnerabilidade. De forma itinerante, a ação será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcat), que já atende pessoas em situação de rua.

OUTRAS NOTÍCIAS