Setembro Amarelo: Ananindeua promoveu evento informativo em Shopping

24/09/2022 08h00 - Atualizada em 24/09/2022 12h22
Secom

       Na tarde de ontem (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Ananindeua (SESAU), promoveu o evento em alusão ao Setembro Amarelo, que aconteceu no 3º piso do Shopping Metrópole, em Ananindeua. O acontecimento contou com a presença das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) que atende adultos, equipe do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi), que atende crianças e adolescentes e da Equipe Multiprofissional e de Atenção Primária de Saúde (APS), os profissionais fizeram acolhimento, tiraram dúvidas e fizeram algumas oficinas com a população que circulava no local. 

Além dos acolhimentos e oficinas, o evento contou com uma feirinha de artesanato no local e apresentação cultural do grupo de carimbó do CAPS III e do projeto Corpo e Movimento do CAPSi.

 Foi apresentado para a população os serviços que a secretaria de saúde do município oferta para casos de pessoas que precisem de ajuda em casos de depressão, ansiedade e atendimento especializados. 

 “O evento alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, tinha por objetivo chamar a atenção da sociedade sobre o tema, quantos aos fatores de risco e de sinais de alerta. Contamos com a presença das equipes do CAPS III, CAPSi e Equipe Multiprofissional, os quais realizaram orientações quanto aos seu funcionamento e quando e como procurar ajuda, foi realizado também rodas de conversas sobre o tema.”  Explicou a coordenadora de Saúde Mental, Tatiana Maciel.

O Ministério da Saúde registrou entre 2011 e 2016, 62.804 mortes por suicídio, a maioria (62%) por enforcamento. Os homens concretizaram o ato mais do que as mulheres, correspondendo a 79% do total de óbitos registrados. Os solteiros, viúvos e divorciados foram os que mais morreram por suicídio (60,4%). Na comparação entre raça/cor, a maior incidência é na população indígena. A taxa de mortalidade entre os índios é quase três vezes maior (15,2) do que o registrado entre os brancos (5,9) e negros (4,7). Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é maior entre os homens, cuja taxa é de 9 mortes por 100 mil habitantes. Entre as mulheres, o índice é quase quatro vezes menor (2,4 por 100 mil). Na população indígena, a faixa etária de 10 a 19 anos concentra 44,8% dos óbitos.  

Ainda segundo o Ministério da Saúde, entre os anos de 2011 e 2016, ocorreram 48.204 tentativas de suicídio. Ao contrário da mortalidade, foram as mulheres que atentaram mais contra própria vida, 69% do total registrado. Entre elas, 1/3 fez isso mais de uma vez. Por raça/cor, a população branca (53,2%) registrou maior taxa. Do total de tentativas no sexo masculino, 31,1% tinham entre 20 e 29 anos. Além disso, 58% dos homens e mulheres que tentaram suicídio utilizaram substâncias que provocaram envenenamento ou intoxicação.

 No intuito de colaborar com a mudança deste cenário, e divulgar para população e profissionais da Rede de Atenção à Saúde e Intersetorial, com o objetivo de promover a discussão sobre o suicídio, auxiliando as equipes de Saúde da Família (ESF) vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria de Saúde, Educadores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), profissionais das Unidades Prisionais e Socioeducativas, WARAOS e Equipes Multiprofissionais, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) promoveu este evento informativo para a população. 

OUTRAS NOTÍCIAS