Encontro fortalece redes socioassistencial e intersetorial dos CRAS

27/09/2022 14h32 - Atualizada em 01/10/2022 13h35

A rede socioassistencial é um conjunto integrado de iniciativas públicas e privadas, que ofertam serviços, programas e projetos benefícios, que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e são prestados diretamente ao cidadão. Neste sentido, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), juntamente com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centro Especializado de Assistência Social (CREAS), estão realizando durante os meses de setembro e outubro encontros da Rede Socioassistencial e Intersetorial.

De acordo com a coordenadora da Proteção Social Básica, Maria Cristina de Sousa, o objetivo do encontro é fortalecer, assessorar e identificar as entidades sociais privadas, que desenvolvem atendimento às famílias e indivíduos, através da realização de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, conforme preceitua a Política Nacional da Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais (TNSA).

“Os encontros sobre a Rede tem sido bastante produtivo, de troca de experiências, interação e reflexão, com o intuito de melhor atender os nossos usuários e fortalecer esta rede de apoio, uma vez que o público atendido pela assistência social, educação e entidades privadas é o mesmo, e com essa nossa união iremos agregar esforços para melhor atender as nossas famílias. Além de debatermos sobre a participação nas eleições dos conselhos", destacou a coordenadora.

Dilma Soares, presidente do Projeto Shalom, voltado ao atendimento a indivíduos que estão em situação de vulnerabilidade, parabenizou a iniciativa da Semcat. “Fico muito feliz de vir, debater e poder expor os problemas que estamos enfrentando e assim alinharmos com o poder público soluções. Espero que a partir desse momento possamos trabalhar junto com os CRAS, Conselho Tutelar e as escolas”.

Para a coordenadora da Escola Municipal Izabel Amazonas, Sandra Machado, a articulação com o CRAS irá ajudar a reduzir o tráfico de drogas na Rua Rio de Janeiro, no bairro Distrito Industrial. “Hoje temos 950 alunos na escola e a maioria deles tem um dos pais preso ou ambos envolvidos com o tráfico de drogas, e tudo o que podemos fazer na área pedagógica, estamos fazendo, porém o índice de drogas continua alto na região. Além de termos muitos jovens que sofrem de depressão, com problemas dentro de casa. Então, esse encontro me trouxe esperança de que posso contar com a saúde e com a Semcat, por meio do CRAS, para que as famílias sejam atendidas e assistidas”.

Carla Patrícia, gestora da Escola Municipal Saré, comentou sobre a importância da parceria com o CRAS. “A escola está inserida em um território cercado de boca de fumo, então quando necessito do CRAS ou do Conselho Tutelar, eles estão sempre prontos para ajudar, tanto a escola, quanto a comunidade. A equipe da Semcat já foi várias vezes para orientar as famílias sobre os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais do governo federal e municipal, além de conversar com as mães que não aceitam os filhos com necessidades especiais, então o CRAS busca sensibilizar as mães para que elas aceitem seus filhos e busquem tratamentos para eles. Tem também as mulheres que sofrem violência doméstica, portanto, esse são alguns casos que buscamos o apoio do CRAS. Então esse trabalho que realizamos com a assistência social é fundamental para que a comunidade cresça”, declarou.

Saiba sobre a eleição das entidades não governamentais para assento dos conselheiros (gestão 2022 a 2024)

Os Conselhos de Assistência Social foram criados pela Lei Nº 8.742/1993 – Lei Orgânica da Assistência Social são compostos de forma paritária, ou seja, metade dos conselheiros são governamentais, indicados pelo poder público, e metade são conselheiros da sociedade civil, eleitos em assembleia própria.

O processo eleitoral deve ser amplamente divulgado pelos Conselhos Municipais para que a rede socioassistencial possa participar desse processo democrático em Ananindeua. Toda a mobilização e o processo eleitoral será acompanhado pelo Ministério Público.