CRAS de Ananindeua promove desenvolvimento integral de crianças e adolescentes

11/10/2024 10h33 - Atualizada em 11/10/2024 17h03
Secom

Samuel Santarém, 13 anos.“Eu sofria muito bullying e me sentia triste. Minha mãe me trouxe para o CRAS, onde eles também trabalham o nosso lado psicológico. Com as conversas, parei de me sentir triste. Antes, eu era excluído, mas agora tenho amigos, até o professor de capoeira é meu amigo. E também me aproximei mais da minha mãe. Hoje me sinto feliz”, relatou Samuel Santarém, de 13 anos, que frequenta o CRAS Daniel Reis, bairro Centro, há sete anos.

Assim como Samuel, outras crianças e adolescentes de Ananindeua têm sido acolhidas e beneficiadas pelos projetos promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (SEMCAT). Os dez CRAS do município atendem mais de 4 mil jovens e estão localizados em áreas de vulnerabilidade social e executam serviços de proteção social básica, organizam e coordenam a rede de serviços socioassistenciais  locais. 

As unidades oferecem o Serviço de Proteção Integral à família, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias e prevenir a ruptura de seus vínculos familiares e comunitários. O trabalho é organizado em grupos e envolvem oficinas, dinâmicas de grupo, atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer. Também são promovidas discussões que abordam temas como cidadania, direitos humanos, convivência e inclusão.  

 Atividades Físicas e Esportivas: Inclusão 

Nos dez centros são ofertados atividades como futebol, capoeira, dança, ginástica e recreação infantil, pois entende-se que o esporte é uma ferramenta poderosa para a inclusão social.

Coordenadora do CRAS Daniel Reis, Maria Carmelita.“O esporte é uma das formas mais eficazes de engajar crianças e adolescentes. Ele promove disciplina, trabalho em equipe e desenvolvimento físico. Além disso, ajuda a afastar os jovens de situações de risco e fortalece a autoestima e o senso de pertencimento”, explicou a coordenadora do CRAS Daniel Reis, Maria Carmelita.

Oficinas socioeducativas e culturais: Desenvolvimento Integral

Além das atividades esportivas, o CRAS oferece diversas oficinas educativas e culturais voltadas ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes. Entre as opções estão oficinas de arte, música e leitura, que estimulam a criatividade, o raciocínio crítico e fortalecem a identidade cultural dos participantes.

Nos últimos 3 anos e 10 meses, mais de 3 mil jovens participaram dessas atividades, que proporcionam um ambiente de convivência saudável e colaborativo. As oficinas visam não apenas à educação, mas também à construção de habilidades pessoais e coletivas.

Acompanhamento Psicossocial e Fortalecimento de Vínculos Familiares

Outro aspecto essencial do trabalho nos CRAS é o acompanhamento familiar e fortalecimento dos vínculos familiar e comunitário. Assistentes sociais e psicólogos trabalham em conjunto com as famílias para garantir um ambiente seguro e saudável, prevenindo situações de vulnerabilidade, como violência doméstica e abandono escolar.

Samuel destacou a importância desse acompanhamento. “Quando me sentia excluído na escola, perdi a vontade de ir. No CRAS, eu posso falar com os professores sobre como estou me sentindo. Todo dia, antes da aula de capoeira, a professora Pâmela senta com a gente para falar sobre emoções. Hoje, estou mais confiante e acredito mais em mim e nos meus sonhos”, relatou.

Espaço de convivência e fortalecimento de vínculos.Compromisso com um Futuro Inclusivo

O trabalho realizado nos CRAS reflete o compromisso da Prefeitura de Ananindeua em construir um futuro mais justo e inclusivo. A cada dia, mais crianças e adolescentes encontram nos CRAS um espaço de convivência e fortalecimento de vínculos, onde podem desenvolver suas habilidades e fortalecer sua autoestima. A gestão municipal segue investindo na criação de oportunidades que promovem o desenvolvimento integral dos jovens, transformando suas vidas e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e solidária.

OUTRAS NOTÍCIAS