Casa Ribalta celebra 30 anos com espetáculo no Teatro Municipal de Ananindeua
O espetáculo de dança apresenta cultura, saberes e ancestralidade do povo paraense.
Secom
Nos dias 20 e 21 de dezembro, a Casa Ribalta apresenta o espetáculo “É Tempo de Celebrar”, a partir das 19h, no Teatro Municipal de Ananindeua. O evento marca os 30 anos da primeira casa de dança do município. A dramaturgia conta a história da fundadora, Marlene Andrade, que desde a juventude desejava ser bailarina e aos poucos, viu o sonho se realizar.
bailarinos da Casa Ribalta
A Ribalta nasceu em 1994, por incentivo de Marlene Andrade, que desde a juventude desejava ser bailarina, mas a realidade socioeconômica não lhe permitia. Com o passar dos anos ela transformou sua própria residência em um espaço de dança, e naturalmente o sonho uniu-se com os de outros jovens dos bairros de Ananindeua, no ideal de juntos, possibilitarem o potencial de crescimento artístico-educacional capaz de proporcionar mudanças significativas. A dança ganhou força nas ações da vida, entre encontros Marlene Andrade, Fundadora da Casa Ribaltade aulas e criações coreográficas. A casa de Marlene foi ampliada para abrigar novos “habitantes-criadores” (forma carinhosa usada por ela ao se referir aos bailarinos).
Para a Professora e Drª Mayrla Andrade, diretora artística da Casa Ribalta, é motivo de alegria realizar esse espetáculo que celebra os 30 anos de Ribalta no Teatro Municipal de Ananindeua. “A casa Ribalta é o espaço de dança mais antigo de Ananindeua, a gente vem ao longo desses anos desenvolvendo várias linguagens, como o balé clássico, a dança moderna, o jazz, e a dança contemporânea. A dança é um movimento que educa e transforma. Este ano para nós é o grande ápice, pois comemoramos 30 anos. E pisar pela primeira vez no Teatro Municipal de Ananindeua com nossas crianças, vai ser muito emocionante. Nós vamos trazer uma dramaturgia real, que conta a história da fundadora da casa, Marlene Andrade, que fala do seu sonho de menina, que era dançar, e esse sonho se torna mais forte após o nascimento da filha, que sou eu. Estou muito feliz, pois vai ser uma grande festa para celebrar a dança que há em nós”, concluiu.
Marlene Andrade viu na filha, Mayrla Andrade, a continuação do legado construído durante esses 30 anos.O espetáculo “É Tempo de Celebrar” faz uma homenagem as diversas regiões do estado do Pará, destacando o que há de melhor nelas, como os brinquedos de miriti de Abaetetuba, ouro, pérolas e diamantes da região dos minérios, farinhas vindas de Bragança, saieiras das fitas e botos representando Santarém, bois de máscaras de São Caetano de Odivelas, açaí da região das ilhas, vaqueiros, búfalos e artesanatos da Ilha do Marajó, carimboleiros de Marapanim, sabores, músicas e cheiros do Ver-o-Peso, Flor do Ananin de Ananindeua e outros habitantes que se reúnem para celebrar os 30 anos de Ribalta em uma festa paraense, com uma mensagem cultural de otimismo, alegria e esperança.
Serviço:
30 Anos da Casa Ribalta - Espetáculo “É Tempo de Celebrar”
Quando: dias 20 e 21 de dezembro (sexta-feira e sábado)
Hora: Às 19h
Onde: Teatro Municipal de Ananindeua (Parque Cultural Vila Maguary)
Informações: 9198457-2353