Última audiência do PPA é realizada nas ilhas e reforça escuta das regiões mais afastadas de Ananindeua

Moradores de João Pilatos encerram ciclo de diálogos com propostas que aproximam a gestão municipal das necessidades reais da população

22/07/2025 16h41
Secom

A última parada do ciclo de audiências públicas do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 foi marcada por emoção, pertencimento e esperança. Na última quinta-feira (17), a Escola Domiciano de Farias, na comunidade de João Pilatos, região das ilhas de Ananindeua, reuniu moradores que participaram ativamente da construção coletiva das prioridades para os próximos anos.

A audiência foi promovida pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (SEPOF), em parceria com o Gabinete do Prefeito. Durante todo o processo, o compromisso foi o mesmo: ouvir, acolher e transformar em política pública aquilo que vem da base de quem vive os desafios da cidade todos os dias.

Elias Barreto, diretor executivo de Relações Institucionais e secretário de Governo.“Vim até as ilhas para encerrar esse ciclo tem um peso simbólico. Sabemos o quanto esses territórios são esquecidos e o quanto precisam ser incluídos nas decisões que moldam o futuro. Ouvimos pedidos importantes, que revelam as reais necessidades da população. O sentimento é de dever cumprido: ninguém ficou de fora”, destacou Elias Barreto, diretor executivo de Relações Institucionais e secretário de Governo.

Entre as principais demandas apresentadas pelos moradores estão melhorias no transporte fluvial, infraestrutura adequada e ações de assistência social. Propostas que, para quem vive em áreas isoladas, significam muito mais do que conforto, são questões de dignidade e acesso a direitos básicos.

Aureliano da Costa Júnior, gestor da escola Domiciano de Farias há 15 anos.“Estamos muito felizes em receber essa escuta aqui. Participar desse tipo de construção é muito importante, acredito que nossas vozes serão ouvidas. Precisamos de um porto, de transporte mais eficiente e de apoio social. Isso pode mudar nossa realidade”, afirmou Aureliano da Costa Júnior, gestor da escola Domiciano de Farias há 15 anos.

Elisângela da Silva Souza, liderança comunitária.A participação das lideranças comunitárias também deu força ao momento. Elisângela da Silva Souza, moradora da ilha, ressaltou a importância de ser ouvida. “Falamos com o coração e com esperança. Queremos melhorias porque acreditamos que a Prefeitura vai olhar para nossas necessidades. Esse momento trouxe esperança de verdade”, disse.

Encerramento com participação ativa

Ao todo, sete polos de Ananindeua foram contemplados com audiências presenciais. A jornada foi marcada por escuta ativa, diálogo transparente e protagonismo popular. E mesmo com o fim dos encontros presenciais, a participação continua aberta à população.

Contribua também pela internet

A Prefeitura segue recebendo propostas de forma virtual. Moradores podem acessar o formulário digital no site https://semad.ananindeua.pa.gov.br/ploa_e_ppa_2026/

É mais uma forma de garantir que todas as vozes continuem fazendo parte da construção de uma Ananindeua mais justa, integrada e preparada para o futuro. Você participa. A cidade cresce.

OUTRAS NOTÍCIAS