Casa dos Conselhos de Ananindeua ganha novo espaço e reforça a participação popular

02/10/2025 12h31 - Atualizada em 02/10/2025 15h14
Secom

Novo espaço da Casa dos Conselhos Municipais.Ananindeua deu mais um passo importante no fortalecimento da democracia participativa. Nesta quinta-feira (02), foi inaugurado o novo espaço da Casa dos Conselhos Municipais, que agora passa a funcionar em um ambiente moderno, acessível e adequado para atender a população.

Antes instalada em condições precárias, a Casa dos Conselhos passa a abrigar, de forma centralizada, quatro importantes instâncias de controle social:

  • Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA)
  • Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI)
  • Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (CMTER)

Localizada na Quadra 32, esquina com a Avenida Principal, nº 09, no bairro Distrito Industrial, a nova sede foi planejada para oferecer melhores condições de atuação aos conselheiros e assegurar que a população tenha acesso digno aos serviços e às discussões que impactam diretamente suas vidas.

Vice-prefeito de Ananindeua, Hugo Atayde.Durante a cerimônia, que reuniu autoridades, conselheiros e a comunidade, o vice-prefeito Hugo Atayde destacou o simbolismo do momento.

“A Casa dos Conselhos já existia, mas funcionava em um espaço precário. Hoje, na gestão do nosso prefeito Dr. Daniel, estamos entregando um ambiente digno, que valoriza o trabalho dos conselheiros e, principalmente, fortalece a voz da população. Esse é mais um compromisso que assumimos: governar ouvindo e construindo junto com o povo.”

Titular da SEMCAT, Francy Pereira.A secretária da SEMCAT, Francy Pereira, ressaltou a relevância da conquista.

“Os conselhos são a base da democracia participativa. Essa nova Casa representa mais acessibilidade, integração e condições para que os conselheiros possam desenvolver suas atividades com qualidade e proximidade da população.”

Edi Silva, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).Representando os conselheiros, Edi Silva, do CMAS, comemorou a mudança.

“A última Casa não oferecia conforto. Hoje temos dignidade, estrutura e condições reais de apresentar nosso trabalho.”

Lucivaldo Lima, integrante do COMDICA.Para Lucivaldo Lima, integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), a nova sede representa fortalecimento da proteção social.

“Ter um espaço adequado significa mais estrutura para trabalhar em prol das nossas crianças e adolescentes. Estamos muito felizes com esse avanço.”

A nova Casa dos Conselhos de Ananindeua simboliza um marco de respeito à cidadania, ampliando o diálogo entre gestão e sociedade civil e reafirmando o compromisso do município em construir políticas públicas de forma democrática, participativa e transparente.

OUTRAS NOTÍCIAS