Guarda Municipal de Ananindeua é contemplada com viaturas pelo Ministério da Justiça

O município ganha reforço na segurança com novas viaturas que fortalecerão as ações de prevenção e combate à criminalidade.

26/12/2023 15h04 - Atualizada em 26/12/2023 15h54

Renata Risuenho (ao centro) com o ministro da justiça e outras autoridades.A Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA) na pessoa da Inspetora Geral da guarda municipal, Comandante Renata Risuenho, representou a Prefeitura de Ananindeua e a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), na cerimônia de entrega de viaturas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), em Brasília no último dia 21.

Viaturas entregues para instituições de seguranças do Brasil.O Governo Federal por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou a entrega de 700 viaturas por meio do Pronasci, que visa dar suporte e fortalecer o Plano de Ação na Segurança (PAS). 36 municípios de 15 estado foram contemplados com as viaturas, para reforçar o aparato do sistema penitenciário e das guardas municipais. Ananindeua recebeu 3 novas viaturas que aumentará significativamente a extensão de suas atuações de segurança e diligência na cidade.

Inspetora Geral da Guarda Municipal, Renata Risuenho.A comandante da GCMA, Renata Risuenho, falou da importância das novas viaturas nas ações de segurança no município. “Certamente, as viaturas recebidas pelo Governo Federal para a nossa Prefeitura, por meio da SESDS, permitirão que a Guarda Municipal execute com eficiência as atividades operacionais, contribuindo como suporte logístico às ações já realizadas pela guarda e agilizando as ocorrências acionadas pela população”, disse a Comandante.

Ainda segundo Renata Risuenho, o programa do Governo Federal, Pronasci, visa a redução da violência, a garantia de direitos e o combate à desigualdade social. O Pronasci II, por sua vez, prioriza o fomento às políticas de segurança pública com cidadania, com foco em territórios mais vulneráveis e com altos indicadores de violência; o combate ao racismo estrutural; o apoio às vítimas da criminalidade; e o fomento às políticas de cidadania, com ênfase no trabalho e no ensino formal e profissionalizante para presos e egressos do sistema prisional.

Ministro da Justiça, Flávio Dino, realizando a cerimônia de entrega das viaturas. Também participaram da cerimônia a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; a coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio; o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli; e os secretários nacionais da Segurança Pública, Tadeu Alencar; da Justiça, Augusto de Arruda Botelho; do Consumidor, Wadih Damous; de Direitos Digitais, Estela Aranha; e de Assuntos Legislativos, Elias Vaz.