Guarda Civil Municipal de Ananindeua alcança primeiro lugar no curso de especialização do IESP

O GCM se destacou no curso de especialização para agentes de segurança pública do Pará

02/02/2024 16h10 - Atualizada em 03/02/2024 15h56
Secom

Alunos do curso de especializaçãoNo dia 31 de janeiro, o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) realizou a cerimônia de conclusão da terceira turma do Curso de Especialização em Docência do Ensino em Segurança Pública. Ao todo, 31 agentes das forças de segurança estadual, municipal e parceiros da instituição receberam o diploma no auditório do IESP, no município de Marituba.

As forças de segurança pública são um alicerce para a construção de uma sociedade segura e pacífica. No entanto, a formação e qualificação são muito importantes para que os agentes de segurança possam estar habilitados a servir e atender com aptidão à população.

Subinspetor, Denisson Coelho e Subinspetora, Janny Melo, que também se formou no curso de especialização do IESPEntre os 31 concluintes estão servidores da Polícia Militar do Pará (PMPA), Polícia Civil do Pará (PCPA), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marabá, Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

Dentre os vários agentes de segurança que participaram da especialização do IESP, o Subinspetor da Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA), Denisson Coelho, foi destaque, alcançando o primeiro lugar no curso de especialização.

Secretário da Segup, Ualame Machado entregando o diploma para o Subinspetor, Denisson CoelhoEm entrevista ao Ananews, Denisson Coelho falou um pouco sobre a carreira na GCMA e a especialização em Docência do Ensino em Segurança Pública. Confira a entrevista:

Ananews: Quando ingressou na Guarda Municipal de Ananindeua (GCMA) e com que idade?

GCM. Denisson Coelho: Ingressei no dia 1º de abril de 2011, aos 20 anos de idade, por meio de um concurso público.

Ananews: Durante o seu tempo de serviço na GCMA, quais foram os trabalhos que o senhor desempenhou?

GCM. Denisson Coelho: Desenvolvi atividades como Operador de Monitoramento no Centro Integrado de Controle e Operações de Videomonitoramento de Ananindeua (Cicovan); coordenei a área de Educação Ambiental e de Comunicação, além de atuar como comandante no Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA). Também exerci a função de Diretor Técnico na Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Ananindeua (Compdec) e fui palestrante, com foco em meio ambiente, no Projeto Anjos da Guarda (PAG). Por fim, atuei na Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS).

Ananews: Quais dessas atividades o senhor considera como o maior destaque na sua vida profissional?

GCM. Denisson Coelho: Acredito que o meu trabalho na Compdec foi o mais significativo. Durante esse período, pude colaborar diretamente na preparação, prevenção e resposta a situações de emergência e desastres, ajudando a proteger a vida e o patrimônio das pessoas. Destaco também, a contribuição durante a pandemia de COVID-19, com a Campanha “Mão Solidária, Juntos Somos Mais Fortes". Além disso, minha passagem pelo GPA também foi crucial, contribuindo ativamente para a preservação do meio ambiente, o combate a crimes ambientais e a conscientização dos munícipes sobre a importância da proteção ambiental. Ambas as experiências foram muito importantes para mim, porém minha atuação na Compdec teve um significado especial em minha vida profissional.

Ananews: Porque a atuação profissional na Compdec foi tão significativa?

GCM. Denisson Coelho: Porque fui responsável, juntamente com outros três Guardas Municipais, de tirar o órgão de Proteção e Defesa Civil do papel e colocá-lo em pleno funcionamento, em 2019, contando com a colaboração do meteorologista, subinspetor Douglas Carvalho; da técnica em edificações, subinspetora Janny Melo; e da bacharela em administração, subinspetora Deysianne Soares. Graças às suas habilidades e conhecimentos complementares, pudemos desenvolver e implantar ações eficazes para lidar com situações de emergência e desastres.

Ananews: Vamos falar sobre sua especialização em Docência do Ensino Superior em Segurança Pública? Qual a importância da qualificação profissional para sua carreira?

GCM. Denisson Coelho: Eu acredito que a capacitação contínua e o aprimoramento de habilidades são fundamentais para o desempenho eficaz das atividades profissionais. O mundo está em constante evolução, e é essencial estar atualizado e preparado para os desafios que surgem. A qualificação foi crucial para aprimorar ainda mais a minha capacidade de transmitir conhecimento de forma eficaz e contribuir para o desenvolvimento de profissionais qualificados nessa área tão importante. E, ainda tive a grata surpresa de ser o primeiro colocado.

Ananews: Poderia falar um pouco, porque fez o curso de Curso de especialização do IESP?

GCM. Denisson Coelho: Sim, ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de programar e elaborar o 1º Curso de Operações em Policiamento Ambiental (Copam), em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) voltado para os profissionais que atuavam no GPA, bem como, o 1º Curso de Voluntariados em Defesa Civil (Cvdec) para aqueles que tinham interesse em torna-se voluntários do órgão de Proteção e Defesa Civil. Ou seja, o meu envolvimento na área de ensino sempre foi constante e o curso veio para somar.

Ananews: Dentre os conteúdos que foram ministrados durante essa especialização, qual das disciplinas o senhor considera mais importante para o desempenho das atividades com eficiência na GCMA?

GCM. Denisson Coelho: O conteúdo de "Metodologias Ativas no Ensino em Segurança Pública" foi fundamental para compreender como aplicar estratégias inovadoras e dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem em temas relacionados à segurança pública. Essas técnicas possibilitam uma maior interação e engajamento dos profissionais da guarda civil municipal, contribuindo significativamente para o aprimoramento de suas práticas e desempenho eficiente nas atividades cotidianas.

Ananews: O senhor esperava ser o primeiro colocado no Curso de Especialização?

GCM. Denisson Coelho: Como mencionei anteriormente, foi uma grata surpresa para mim. Acredito que a dedicação e empenho que coloquei no curso foram recompensados com o reconhecimento de ser o primeiro colocado. No entanto, mais do que a classificação em si, esse resultado representa a importância de nunca desistir, de persistir nos estudos e na busca pelo conhecimento. Ao longo da minha jornada acadêmica, aprendi que o verdadeiro mérito está na determinação em seguir adiante, mesmo diante dos desafios. Este resultado é um lembrete de que a perseverança e a paixão pelo aprendizado são fundamentais para alcançar os objetivos que almejamos.

Ananews: Essa é a primeira vez que o senhor tem êxito como primeiro colocado?

GCM. Denisson Coelho:  Ano passado tive outra grata supresa no 1° Prêmio de InovAção na Gestão Municipal de Ananindeua, fiquei como primeiro colocado, na categoria de Plano Piloto com o “Programa Ananin Sustentável (Proas)”. Essa conquista foi incrivelmente gratificante e representou o reconhecimento de um trabalho árduo e inovador em prol da sustentabilidade. Acredito firmemente na importância do desenvolvimento sustentável como um pilar fundamental para o futuro de nossa sociedade.

Ananews: Para encerrar a nossa entrevista, o senhor gostaria de fazer alguma colocação em especial?

GCM. Denisson Coelho: Sim, eu gostaria de dedicar todos esses êxitos aos meus irmãos e irmãs de farda. Ninguém consegue conquistar o sucesso sozinho. Cada um de nós precisa do apoio e contribuição dos outros para alcançar nossos objetivos. A vitória não é minha, a vitória é nossa!

A turma iniciou as atividades em abril de 2023 e encerrou em janeiro de 2024. O curso teve 15 disciplinas na grade curricular, incluindo legislação, planejamento educacional, estatística aplicada, didática e políticas públicas educacionais. Foram 420 horas/aulas presenciais ministradas no  IESP, incluída orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Os concluintes estão aptos a auxiliar na formação dos novos agentes de segurança pública que ingressarem pelos concursos em andamento das polícias Civil e Militar, e ainda em outras turmas de qualificação.

Parabéns ao subinspetor Denisson Coelho e à subinspetora Janny Melo pela diplomação no curso de especialização do IESP. Que essa nova formação possa impulsionar suas carreiras e contribuir em suas atuações como agentes de segurança, transformando positivamente nosso município através da qualificação profissional.