Programa Ananin Fila Zero

Em agosto de 2021, o Programa “Ananin Fila Zero” foi lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de zerar a fila de espera de uma demanda reprimida (pela pandemia) de usuários da Rede Municipal de Saúde que buscava consultas especializadas e procedimentos ambulatoriais.

A meta inicial era realizar 10 mil consultas e dois mil procedimentos em um mês. Mas o Programa foi além e conseguiu, em três meses, zerar uma extensa fila, levantada pela Sesau, com mais de 60 mil pessoas que precisam realizar procedimentos eletivos (ou seja, aqueles que não são considerados de urgência e emergência e que deveriam ser agendados para que o paciente tivesse acesso). Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a realização destes procedimentos ficou comprometida e, consequentemente, a normalização dos atendimentos. 

Os atendimentos do Programa "Ananin Fila Zero" seguem uma itinerância, ou seja, a Central de Regulação Municipal faz um levantamento das demandas por bairro e agenda os pacientes dessa área para o atendimento no período que o Programa visita a área.  “Cada paciente será contatado pela Central, que indicará o dia, horário e local do atendimento. Todos os meses faremos em um bairro diferente para acabarmos com as demandas reprimidas e consultas que as pessoas estavam esperando há muito tempo. As consultas serão feitas de maneira regulada. Quem tem sua consulta e está aguardando, procure o posto de saúde mais próximo que assim que chegamos no bairro, vamos zerar toda a fila”, pontuou o Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.

Serão realizados procedimentos de: Colposcopia, Teste de Shiller e Ultrassonografia, Pequenas Cirurgias de Cauterização de HPV e Retirada de Pequenos Sinais.

A Secretaria definiu 26 tipos de atendimento especializados, os principais foram: 

1. Pediatria
2. Ginecologia
3. Obstetrícia
4. Nefrologia
5. Cardiologia
6. Cirurgia Geral
7. Anestesiologia
8. Proctologia
9. Urologia
10. Mastologia
11. Cardiopediatria
12. Psiquiatria
13. Neuropediatria
14. Ortopedia pediátrica 
15. Psiquiatria 
16. Endocrinologia
17. Gastroenterologia Pediatrica
18. Infectologia
19. Neurologia
20. Nefrologia
21. Otorrinolaringologia 
22. Pediatria
23. Radiologia
24. Mastologia 
25. Cardiologia pediátrica 
26. Medicina da dor