Muita animação e diversão marcam o primeiro fim de semana de arraiá

20/06/2022 12h18

Após dois anos de pandemia, a população de Ananindeua estava com saudades da sua tradicional festa junina. E no primeiro fim de semana do evento, uma multidão marcou presença e a animação tomou conta da arena. Em sua 26º Edição, o Forró Ananindeua já mostrou porque é a maior festa de São João do Estado, com atrações culturais diversificadas, onde sete quadrilhas já se apresentaram e a disputa está cada vez mais acirrada entre elas. E neste domingo, 19, na segunda noite de apresentações, o público chegou cedo à arena para não perder nenhum minuto do arraiá.

O Anderson Santos, servidor público do Estado, chegou as 17h30 só para garantir o seu lugar e acompanhar do começo ao fim todas as quadrilhas e shows da noite.

“Cheguei as 17h30, para garantir o meu lugar e assistir as apresentações. Segunda noite, e segunda vez que venho. E assim que eu tiver um tempo, venho novamente. Fiquei bem animado com todas as apresentações. A produção está bem caprichada”.

A Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) fez investimentos na estrutura montada especialmente no estacionamento do Ginásio Municipal Almir Gabriel, na Arterial 18. Tudo foi planejado para marcar o retorno da tradicional festa junina do município. Além de apoiar os grupos folclóricos da cidade, incentivando também a participação de artistas locais.

A festa realizada no sábado (18) e no domingo (19) reuniu grupos folclóricos, quadrilhas e shows musicais. A primeira atração da noite de domingo a animar o público foi o Grupo Pará Folclore Parananin. Logo em seguida, teve início ao concurso de quadrilhas, com apresentações dos “Os Cangaceiros”, “Forró Sanfonado” e “Asa Branca de São João”. Sete já mostraram todo o seu talento, e mais 13 ainda vão estar na arena decorrer da semana até o dia 25, quando é a final.

Além do concurso, há outras atrações na arena junina para os mais diversos públicos. Como shows musicais, parque de diversão, praça de alimentação, feira de artesanato, barraca do beijo e o museu do forró.

Movimentando a Economia local

O maior São João do Pará não vai levar somente alegria a população, mas vai movimentar a economia local. São 18 artesãos, duas barracas de brinquedos e 12 de alimentação da mais variadas, que vai das comidas típicas da época ao sushi. Todos os comerciantes ficarão os nove dias de festa e foram organizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), responsável pelo trabalho com os comerciantes do município.

“O Forró Ananindeua, além de ser uma importante festa cultural para o nosso município, ela também agrega na economia local, oferecendo oportunidades aos MEI’s de pequeno e médio porte, que são artesãos e da área alimentícia. O trabalho da secretaria é apoiar todos eles com cursos e oferecendo espaços para expor o trabalho de cada um”, frisou a secretaria de desenvolvimento econômico, Ivelane Katarini.

Karla Santos trabalha há 20 anos no ramo de cestas e personalização em vidro e madeira, e vê a oportunidade de estar participando da festa como grande apoio aos seus negócios, além de gerar renda.

“Estou tendo essa oportunidade incrível da prefeitura de mostrar o meu trabalho. Todo esse apoio é de suma importância, isso vem agregando muito pra mim. E estou muito grata pela oportunidade que eles estão nos dando, pois é uma renda muito boa que entra para nós”.

A previsão é movimentar mais de 160 mil reais nos dias de festa somente com os MEI’s formais, regularizados, pois há ainda os informais que ficam do lado de fora da arena, mas não da economia do município, gerando renda a todos.

O Forró Ananindeua está sendo uma festa que envolve as secretarias da administração municipal com diversos serviços. Além da organização por conta da Secult, há o aparato de segurança da Guarda Civil Municipal em parceria com a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para que as pessoas possam se divertir com segurança. Saúde, assistência e equipes de limpezas de prontidão para deixar tudo organizado.

Programação:

O Complexo Forró Ananindeua está localizado no estacionamento do Ginásio Municipal Almir Gabriel, o antigo Abacatão, e a entrada é pela Avenida Arterial 18, próximo a rotatória da Providência.

• 20/06 (segunda-feira): 18h00 - Boi Teimoso // 19h - Quadrilhas // 00h00 - Herick Rafael;
  • 21/06 (terça-feira): 18h00 - Grupo Folclórico Amazônia // 19h - Quadrilhas // 00h00 - Daniel do Acordeon;
  • 22/06 (quarta-feira): 18h00 - Boi Kutaka // 19h - Quadrilhas // 00h00 - Márcio Carrera;
  • 23/06 (quinta-feira): 18h00 - Grupo Mayaná // 19h - Quadrilhas // 00h00 - Victória Pinheiro;
  • 24/06 (sexta-feira): 18h00 - Toró Açú // 19h - Quadrilhas // 22h00 - Banda no Boteco // 23h00 - Patrick Costa // 00h00 - Cabra no Forró;
  • 25/05 (sábado): 18h00 - Gleydson e Lorran // 19h - Quadrilhas // 22h00 - Banda Fest Top // 23h00 - Akilla Marques // 00h00 - Lucas Lima;
  • 26/06 (domingo): 18h00 - Miro Marks // 19h - Quadrilhas // 00h00 - Banda Fruto Sensual.