Forró Ananindeua garante saúde e segurança no arraial

21/06/2022 11h08

Mais de 20 mil pessoas já pisaram na arena do Forró Ananindeua, de sábado até esta segunda-feira (20). E pensando em oferecer o melhor suporte de atendimento aos visitantes durante esses nove dias de evento, a Prefeitura Municipal de Ananindeua conta com o apoio dos órgãos de segurança municipais e de equipes de assistência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Nas dependências do Ginásio do Abacatão, onde funciona a concentração de quadrilhas, a Sesau montou um posto médico com uma equipe de enfermagem e técnicos em saúde. Os atendimentos são feitos na própria estrutura montada com macas, medidores de pressão e ala para curativos. Além disso, a Sesau disponibiliza, em casos mais delicados, ambulância com médico e apoio de equipes resgate do Corpo de Bombeiros e SAMU. Segundo a Bruna Torres, que coordena o posto, até o momento nenhum caso grave foi registrado durante esses quatro dias de festa, mas, “toda estrutura está sendo garantida para manter a seguridade do visitante”, explicou.

Em meio às comemorações, a organização sem fins lucrativos, a Cruz Vermelha, também vem dando suporte aos atendimentos médicos. A Maíra Matheus, que fiscaliza as equipes, disse que os voluntários estão preparados “para prestar atendimento de primeiros socorros caso haja necessidade.” Ainda segundo a coordenadora, “em casos mais graves, a pessoa é encaminhada para atendimento especializado. Toda estrutura oferecida é completa.”

Além das equipes de saúde, a Guarda Municipal também organizou toda uma estrutura de agentes para garantir a fluidez de pessoas e a organização da festa. Durante os dias de evento, mais de 50 homens da Guarda estarão dando suporte ao Forró Ananindeua em pontos estratégicos da arena, além de viaturas e motos na área externa com ronda nas ruas. Para o Inspetor Brito, comandante Regional da Guarda Civil Municipal, “toda segurança do Forró Anaindeua foi planejada e estudada para trazer conforto aos brincantes.” Além da Guarda Municipal, o evento conta também com de agentes da segurança pública como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Para Forró Ananindeua estão sendo esperados cerca de 100 mil munícipes e visitantes durantes os nove dias de evento. O evento conta com uma mega estrutura de palco, espaço interativo, arena de apresentações para 650 pessoas, praça de alimentação, feira de artesanato, parque de diversão, museu de trajes de quadrilhas juninas de Ananindeua e muitas brincadeiras típicas dessa época.