Forró Ananindeua encerra com chave de ouro

28/06/2022 11h27 - Atualizada em 07/07/2022 19h19
Secom

Com um público estimado pela Secretaria Municipal de Cultura em 100 mil pessoas nos nove dias do evento, o Forró Ananindeua encerrou com a premiação das melhores quadrilhas, marcador e misses em diversas categorias. O encerramento foi prestigiado pelo prefeito Daniel Santos e vice-prefeito Erick Monteiro. "Não há gratidão maior que ver o nosso povo presente de novo no Forró Ananindeua, após dois anos suspenso por conta da pandemia. E todos os servidores municipais envolvidos na realização do evento estão de parabéns. Foi um sucesso", afirmou o prefeito. 

A premiação começou com a apresentação das misses mirins. Não houve competição nesta categoria. Todas foram agraciadas pela participação com 500 reais. Já nas demais houve disputa acirrada. Na categoria Miss Simpatia, o primeiro lugar ficou com Lizandra Amim de Oliveira, da quadrilha Forró Sanfonado com o tema "O imaginário popular". O segundo com Wanessa Lorran Leão da Silva da quadrilha Mocidade Junina com o tema "Asa branca, o maior locutor de rodeio" e o terceiro lugar com Ana Letícia da quadrilha Os cangaceiros com o tema "Cigana Rosa Vermelha". Na categoria Morena Cheirosa a vencedora foi Ananda Oeiras da Forró Sanfonado com o tema "A aceitação da mulher negra, a rainha do Maracatu". Em segundo ficou Jordana Carvalho da Mocidade Junina com o tema "Força da Boiada" e em terceiro Joelma da Conceição Dantas da quadrilha Mandacaru com o tema "Venho falando dos Ancestrais".

A melhor Miss LGBTQIA+ foi Thayla Savick da quadrilha Forró Sanfonado com o tema "Tropicalia, a luta é o direito pela igualdade". Em segundo Lilith Souza da quadrilha Os Tancredinhos com o tema "Todos os pássaros juninos na noite de São João." Arara junina'' e em terceiro Agatha Dias da Sensação Cabra da Peste com o tema "Matrizes africanas,a herança de um povo guerreiro". E na categoria Miss Caipira a grande vencedora foi Eduarda Moraes da Forró Sanfonado  com o tema "O Empoderamento, a Força, a Garra de uma portadora de cana nordestina". Em segundo ficou com Gabriele Sampaio Vale da Mocidade Junina com o tema "Rainha das Festas de Vaquejada" e em terceiro Mônica de Oliveira da Sabor Marajoara. As primeiras colocadas levaram o prêmio de 3 mil reais. 

A quadrilha mirim vencedora foi a Forró de Cheiro Mirim com o tema "Forró de Cheiro em Cantos e Contos". Na categoria melhor marcador de quadrilha juvenil-adulto houve empate entre os marcadores das quadrilhas Mocidade Junina, Marcio Junior Batista, e Sensação Cabra da Peste, Mauro José de Souza Laurentino. 

Já na categoria mais esperada da noite, a Juvenil-Adulto, a disputa foi acirradíssima e a diferença entre as três melhores foi de décimos. A grande vencedora foi a Forró Sanfonado com o tema "O povo se manifesta nas festas populares". Em segundo, a quadrilha Sensação Cabra da Peste com a temática "Tem amor, tem paixão, tem São João, Cabra da Peste no seu coração" e em terceiro lugar a Mocidade Junina - com o tema "Sou fazendeiro encantador, trago minha boiada e uma linda história de amor". A vencedora levou o prêmio de 20 mil reais.  

Para o secretário de Cultura de Ananindeua, César Freitas, o balanço final do evento foi positivo principalmente pelo retorno do Forró Ananindeua de forma presencial, o que não acontecia há dois anos. "Com a redução de casos da Covid e com a população vacinada com no mínimo três doses ficamos mais seguros em promover o evento e o que se viu foi uma presença maciça do povo, que já estava com saudade do maior evento de São João do Estado do Pará", finalizou o secretário. 



No final, o público lotou a arena para o show da banda "Fruto Sensual", que encerrou com chave de ouro o Forró Ananindeua 2022, o maior evento junino do Estado.