Forrónindeua 2021 encerra com noite de premiações

27/06/2021 20h09
Secom

Após seis dias de muita alegria, música boa, marcado pelo saudosismo por conta da paralisação de um ano pelo momento pandêmico que vivemos, o Forrónindeua encerrou na noite desta segunda-feira, 28, com reapresentação das quadrilhas vencedoras, premiações e muita emoção entre os participantes. Comemorando 25 anos de tradição, este ano veio com um formato diferente, exclusivamente online, que foi transmitido pelas redes oficiais da Prefeitura de Ananindeua. 

“O Forrónindeua 2021, comemorou não somente 25 anos, mas também o retorno com muito cuidado e alegria dos artistas, dos agentes culturais que estavam parados, em especial as juninas depois de 1 ano sem apresentações. Nosso Festival de Quadrilhas contou com a apresentação de 19 juninas, dentre elas 2 mirins, mostrando que o fomento à cultura está sendo passado às próximas gerações”, comentou a diretora de cultura da Secretaria Municipal Kedna Barbosa. 

"Encerramos nosso 25° festival junino aqui de Ananindeua, este ano, completamente diferente, de forma virtual, sem plateia, mas tenho certeza que todos aqueles que acompanharem puderam sentir o clima da nossa festa junina. Estamos premiando nossos vencedores, ano que vem tem mais, se Deus quiser, com público, já podendo aglomerar, fazer festa no meio das pessoas. Esses seis dias de Forrónindeua foi um sucesso, tiveram dias que houve mais de 50 mil visualizações, isso mostra o prestígio que a nossa festa junina tem. Tenho certeza que ano que vem vamos poder fazer de forma presencial”, concluiu o Prefeito Dr. Daniel. 

Seguindo todos os critérios de segurança, onde todos os brincantes se apresentaram de máscaras, as “Dez Melhores Quadrilhas Juninas” e a Quadrilha Mirim receberam troféus e prêmios em valores. Os jurados avaliaram os critérios de conjunto, coreografia, traje e evolução, e tiveram muito trabalho para escolher apenas uma ganhadora, já que as pontuações foram acirradas, com diferenças de décimos entre elas. As categorias Melhor Marcador, Miss Caipira, Miss Simpatia, Miss Mulata Cheirosa e Miss Mix também foram premiadas. As quadrilhas campeãs foram:

Melhor Quadrilha Mirim: Forró de Cheiro;
Melhor Quadrilha Adulto: 1°. Sabor Marajoara - 2°. Quadrilha Forró Sanfonado - 3°. Quadrilha Flor de Lyz;
Melhor Marcador, houve empate entre três participantes: Quadrilha Flor de Lyz, Quadrilha Mocidade Junina e Quadrilha Sabor Marajoara; 
Miss Caipira: Quadrilha Os Tancredinhos 
Miss Mix: Os Tancredinhos 
Miss Simpatia: Os Tancredinhos  
Miss Mulata Cheirosa: Quadrilha Forró Sanfonado;

Apesar das dificuldades que a pandemia trouxe para as quadrilhas, o presidente da campeã do Forrónindeua 2021, Marcos Marajoara agradece pela oportunidade e valorização que a Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura de Ananindeua disponibilizou à eles. 

"Passamos dois anos com dificuldades por causa da pandemia, e o retorno, graças ao prefeito Dr. Daniel, do Secretário César e da diretora Kedna, que foram as pessoas que abraçaram o Forrónindeua, foi maravilhoso, apesar do formato de live, mas retornar para as quadras é indescritível. E não tem como mensurar esse retorno e ser campeão. Nosso tema campeão foi Uma Noite de São João, em homenagem à nossa matriarca Bete Nobre e ao nosso brincante Fabio Ayla que faleceram este ano. Ficamos felizes pela vitória e ao mesmo tristes por essas perdas. Para todos do movimento quadrilheiro, para nossa torcida e para o nosso prefeito, só tenho a agradecer de coração”, comentou Marcos. 

"Tivemos seis dias de festa, onde passaram 19 quadrilhas e bandas de forró, grupos folclóricos, levando muita alegria para o público de casa. É uma valorização à cultura, pois sabemos o trabalho social também que cada um desenvolve. Esperamos que em 2022, nosso festival seja presencial, realizando também uma feira para gerar renda para as demais pessoas. Nossa produção está de parabéns por todo trabalho desenvolvido", finalizou o secretário de cultura César Gaspar. 

Festival trouxe muitas novidades este ano

Este ano, o Forrónindeua trouxe muitas novidades além do formato em live, a inclusão foi o principal enredo do festival. Nas categorias individuais que teve Melhor Marcador, Miss Caipira, Miss Mulata Cheirosa e Miss Simpatia, foi incluída a categoria Miss Mix, trazendo a diversidade para enriquecer ainda mais o festival, agregando também o respeito e a valorização dessas características individuais e únicas, que é o LGBTQIA+.

"Não está sendo fácil este momento de pandemia, mas estar aqui hoje representando minha quadrilha com esse troféu em mãos é muito gratificante, porque a gente luta muito para estar aqui, não é fácil mesmo principalmente pra gente que é mix, mas tenho somente gratidão. O festival está muito bem organizado, é a primeira vez que estou participando e ser ganhadora da  categoria é surreal, nem acredito ainda", concluiu Hilary Riandra, campeã da categoria Miss Mix. 

O festival também contou com a participação do único marcador deficiente do Estado, Cosme Furtado, que está há sete anos nessa função, após sofrer um acidente. 

"Fico feliz por estar nessa função e por ter quadrilha que aceita esse meu jeito, por essa inclusão para mostrar à sociedade que deficiência não é doença. A prefeitura  está de parabéns por toda a estrutura para as quadrilhas, não foi com público como gostaríamos, mas levamos o São João para todos”, finalizou o participante. 

“Mesmo com pouco tempo para se prepararem e com o número de pares reduzido, as quadrilhas juninas fizeram um lindo espetáculo cultural, nos proporcionaram momentos de pura emoção, alegria e animação. O Festival de Quadrilhas juninas é um dos eventos que mais reúne as famílias do nosso Município. As famílias ficaram de casa assistindo e vibrando com as suas quadrilhas preferidas, puderam participar enviando mensagens, que foram lidas pelos nossos apresentadores. Uma interação virtual super divertida”, finalizou a Kedna Barbosa.