Comunidade Quilombola do Abacatal recebe festival cultural organizado pela Secult

26/11/2021 11h10
Secom

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, a Comunidade Quilombola do Abacatal, localizada em Ananindeua, receberá o festival cultural "Sankofa Quilombola", organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), que contará com uma programação diversificada e bem animada. O evento acontecerá no próximo sábado, 20, a partir das 9h. 

“Estamos hoje com uma gestão que está buscando dialogar com todos os segmentos culturais de Ananindeua, construindo uma nova política cultural. Essa será a primeira ação cultural realizada no Quilombo e toda a programação foi idealizada em conjunto com a comunidade. Eles escolheram o nome do festival e a secretaria abraçou o projeto em alusão ao dia da consciência negra. Mostraremos toda a sua tradição e costumes. A ação irá fomentar a cultura local e pretendemos realizar mais eventos em conjunto com eles”, finalizou a diretora de cultura, Kedna Barbosa.  

“É a primeira vez que uma secretaria constrói um evento como esse conosco, então é só gratidão. É muito importante essa aproximação da cultura entre a comunidade e município de Ananindeua por todo o processo histórico dessa comunidade, então nós temos gratidão pela iniciativa da secretaria de Cultura e de todos que sonharam e construíram junto conosco esse momento”, enfatizou a líder comunitária Thamires Cardoso.

O festival tem o intuito de proporcionar integração entre a comunidade e os demais munícipes mostrando a rica cultura que os quilombos possuem, além de levar a oportunidade de divulgação e valorização local. A programação será composta por temas como Arte, Musicalidade, Educação, Cultura, Sociedade, Literatura, Moda Quilombola e Excursão por todo o território. 

Na programação haverá também, desfile de Beleza do Quilombo, onde os classificados em 1º, 2º e 3º lugar, serão premiados com troféus e faixas. Além de apresentação de musicais de bandas e grupos folclóricos, e teatrais. 

A Comunidade Quilombola do Abacatal está localizada a 8km do Centro de Ananindeua, onde mais de 120 famílias residem na comunidade que possui 318 hectares. O acesso para quem desejar participar do festival será por carro particular ou por mototaxistas que estarão no fim da linha de ônibus do Aurá (linha Ananindeua/Presidente Vargas).

  • Programação 

Local:  Comunidade Quilombola do Abacatal - Estrada Santana do Aurá

08h - Concentração para as excursões na comunidade (Casa de Farinha, Caminho das Pedras, Quintal Agropastoril e Rio Uriboquinha), no Barracão.  

09h - Exposição de Fotografia, Atividades recreativas com as crianças e Workshop de Trançado Afro, na Área Verde

09h - Abertura da Feira do Quilombo e as exposições de licores, camisas, telhas, cestas, peneiros, biojoias, no Campo de Futebol. 

09h - Degustação da culinária do Abacatal e palestras: Tradições Quilombola e Sankofa Quilombola, realizado no Barracão. 

11h - Desfile para a escolha da Beleza do Quilombo, no Barracão.  

De 09h às 16h - Apresentação musical e dança, Palco.