Primeira noite de blocos do Carnanindeua 2023 é marcada por celebração à vida

Diversidade, alegria e prevenção a ISTs presentes em meio à folia

12/02/2023 13h50 - Atualizada em 12/02/2023 15h49
Secom

Sábado de Carnaval em Ananindeua com muita folia, alegria e momentos de reflexão. O primeiro Carnanindeua totalmente presencial no contexto pós pandemia de covid-19 acontece neste final de semana e teve seu primeiro dia, sábado, 11 de fevereiro, repleto de animação, cuidados e celebrações à vida. A programação é na Av. Arterial 18.

Programação para famílias

O primeiro bloco a desfilar na tarde de ontem foi o Bloco Infanto Juvenil Os Sapecas, que esbanjou alegria, arte circense e diversidade entre faixas etárias e variadas gerações. 

Mãe de Lana, 3, e de Leonardo, 14, Jessica Matos, de 32 anos, desfilou no “Sapecas” junto aos filhos, sobrinhos, irmã e a garotada do bloco. “É maravilhoso saber que a gente abre o Carnanindeua 2023 com as crianças, que são o futuro do nosso Brasil. Esse bloco, para mim, envolve muita recordação, nostalgia e momentos felizes”, enfatizou. 

Celebração à vida 

Por ser o primeiro Carnanindeua presencial após o período pandêmico, há quem tenha desfilado com a missão de gerar a reflexão sobre a vida. “Somos sobreviventes. Para mim é uma felicidade imensa estar aqui desfilando, vendo pessoas mais velhas e mais novas reunidas, vendo toda essa pluralidade. Eu, que tenho mais de 70 anos, estou aqui vibrando por estar viva”, contou a Creuza Melo, brincante do bloco Carnalindas, do bairro Águas Lindas. 

Prevenção a ISTs

Mais de cinquenta estudantes de cursos técnicos da área saúde estiveram presentes em um trabalho super importante quando o assunto é Carnaval - o projeto “Bora de Prevenção”. Em parceira com a Prefeitura de Ananindeua, sob gestão do Prefeito Doutor Daniel Santos, os alunos dos cursos DNA se comprometeram a distribuir preservativos masculinos e femininos e a informar os foliões sobre as prevenções a ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Para a concluinte do curso técnico de enfermagem Débora Silva, a iniciativa da prefeitura é de suma importância para que o município tenha um Carnaval seguro, onde os brincantes e o público no geral possam ter relações sexuais seguras.

Blocos de rua e blocos de Micareta

Ao todo, o Carnanindeua 2023 conta com mais de 20 blocos de rua e dez blocos de Micareta, os quais recebem grandes nomes da música, como as bandas Xero Verde, Fruta Quente e Mizerê e até mesmo atrações nacionais, como é o caso do artista Mazuk.

A partir das 21h, os blocos de micareta começaram a passar pela avenida e levaram os foliões ao êxtase com muita alegria e música boa, além dos fogos de artifício que embelezaram ainda mais a noite de Ananindeua. 

O autônomo Gleison Monteiro agradece à prefeitura de Ananindeua pela realização e pelo porte do evento. “Tem policiamento. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estão em peso. Eu e meus amigos nos sentimos seguros aqui no Carnanindeua”, pontuou o folião. 

Já a foliã Marisa Mayara destacou: “Eu estou achando tudo muito organizado. É a primeira vez que eu venho no Carnanindeua e eu vim no bloco do nosso amigo Fábio Moura, com o intuito de arrecadar alimentos não perecíveis a comunidades ribeirinhas da Amazônia”. 

Musa Carnanindeua 2023 presente

Campeã do concurso Musa Carnanindeua 2023, a moradora do bairro Coqueiro, Jessiane Teixera, de 23 anos, marcou presença e brilhou na avenida. “É muito gratificante e uma emoção imensa estar aqui hoje representando a cidade de Ananindeua neste Carnaval”, refletiu a musa, que convida a todos para irem ao domingo de Carnanindeua, neste domingo, 12 de Fevereiro.