Forró Ananindeua abriu o Concurso Municipal de Quadrilhas nesta última sexta,09

10/06/2023 02h42 - Atualizada em 13/06/2023 14h27

Nesta sexta feira, 09, o Forró Ananindeua abriu sua arena no estacionamento do Abacatão para receber o público com muita festa, diversão e vendas de comidas típicas e artesanato. As Arquibancadas lotaram de gente para assistir as apresentações de Quadrilhas Juninas.

Nesta primeira noite se apresentaram os grupos “Esquadrão Junino Mirim”, “Sensação Junina”, “Sabor Marajoara”, “Os Tancredinhos” e “Os Kaboclos”. O evento é uma realização da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Confira a programação mais detalhada nesta outra reportagem.

O prefeito Doutor Daniel, abriu o concurso de quadrilhas falando o quanto o Forró Ananindeua representa pra cultura popular e sobre os investimentos que tem sido feito em sua gestão com o objetivo de valorizar a tradição das quadrilhas juninas.

“Um povo sem cultura é um povo sem história. E a gente vem trabalhando para resgatar as quadrilhas tradicionais aqui do município, saímos de um investimento quer era de 6 mil reais de subvenção e agora passamos a pagar 20mil de subvenção, a maior do Estado. E também temos a maior premiação também. E esse ano uma novidade, Ananindeua vai tá sediando uma etapa do intermunicipal de quadrilhas”, disse Doutor Daniel.

Para atrair os olhares e arrancar aplausos da plateia, vale ser criativo no tema e no enredo, sem perder a essência de uma quadrilha junina.

“O grupo “Os Kaboclos” se preparou muito para trazer o baião de Luiz Gonzaga, veio trazendo as noites de são João, trazendo o estilizado com o contemporâneo. Tem o caminho da roça, a chuva, nunca vamos perder o foco que é a essência da quadrilha”, disse Sandro Santos, marcador da Quadrilha.

A Quadrilha “Sabor Marajoara” também misturou o antigo com o atual. E apostou no simbolismo da cor azul para falar de nobreza, corte, realeza e, ao mesmo tempo, trazer elementos da cultura e da fauna amazônica.

“Esse ano o nosso tema foi “Os nobres de sangue azul”, eu venho representando a borboleta azul, a mais rara e mais maravilhosa encontrada no meio.  Também trouxemos a Yemanjá, o pavão, a sereia, o RexPa, o Arraial do Pavulagem. A nossa apresentação foi maravilhosa, o público foi a loucura. É o meu primeiro ano como miss, uma responsabilidade muito grande e espero que todo mundo tenha gostado”, revelou Bianca Oliveira, de 21 anos, que estava bastante orgulhosa com a apresentação. Essa foi a primeira vez que ela se apresenta como Miss e concorre ao prêmio.

E quem é quadrilheiro sabe a mistura de sentimentos que invade o peito durante esse período do ano.“antes a gente tem o nervosismo, mas no final a gente tem algo inexplicável, só Deus mesmo pra explicar como ficamos, é um coração cheio, alegre. A festividade é muito importante pra gente”, enfatiza Kaká Marajoara, que faz parte do elenco de apoio da mesma quadrilha.

Como ocorre em toda edição, a Programação do Forró Ananindeua também conta com apresentações de Grupos Parafolclóricos e Bandas de Forró e Sertanejo. Nesta primeira noite de evento, teve apresentação do Cantor Erick Rafael e do Grupo Parananin.

“Quando a gente vem pra um evento dessa magnitude é muito importante. O Forró Ananindeua é uma oportunidade única para gente estar mostrando o nosso trabalho para o público da nossa casa. Principalmente porque no resto do ano ainda temos uma carência de eventos assim para movimentos folclóricos”, disse Anderson Brasil, Coordenador regional do Grupo.

Um lugar para levar toda a família

Um dos espaços que também chamou bastante atenção no evento é o corredor de stands com serviços, vendas de artesanato e alimentação. Nesse período do ano, muita gente aproveita para faturar uma graninha.

A artesã Márcia Costa que vende bijuterias e sandálias decoradasA artesã Márcia Costa que vende bijuterias e sandálias decoradas estava bem feliz com o movimento e com a oportunidade que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico proporcionou aos microempreendedores locais.

“Uma ótima estrutura aqui. E tá bem interessante, o fluxo de pessoas é bem grande. Está sendo bastante proveitoso. Geralmente o que eu vendo num mês normal eu não consigo faturar o que consigo num fim de semana aqui”, explicou márcia.

Emerson Sousa e Graça Helena são moradores do Jaderlândia.Os consumidores também elogiaram bastante a organização e a segurança do lugar.

“muito legal, segurança dez. A gente vê guarda municipal e polícia todo o tempo. Bem tranquilo, dá pra curtir cada espaço. Eu trouxe a família toda pra prestigiar o evento e agora eu e minha esposa estamos aqui comendo e nossas filhas estão lá na arquibancada assistindo as quadrilhas”, disse Emerson Sousa, morador do Jaderlândia, que saboreava um maniçoba com a esposa Graça Helena.

Edna Nascimento aprovou o evento e quer voltar com a família.Edna Nascimento veio a trabalho pra dar apoio a um grupo parafolclórico e pretende voltar com familiares para curtir a programação durante esse mês.  “eu me surpreendi,  o evento tá muito organizado, gostei bastante. Vou vim outros dias pra curtir com a família. Estou aqui deliciando um pudim, já comi um camusquim e tava uma delícia também”.

Dona Cássia Barbosa, de 70 anos, aproveitou a noite toda Dona Cássia Barbosa aproveitou a noite toda e, com 70 anos  de idade, provou que tem energia de quadrilheira.

“Gostei muito das quadrilhas. A roupa, a coreografia. Eu olho tudo e hoje gostei principalmente de duas quadrilhas que se apresentaram. Tô achando tudo lindo, está bem organizado e só vou embora depois de assistir o show do Erick Rafael com as minhas netas”.