Literatura, empoderamento e serviços: SEMMU realiza terceira Ação Mulher Ananindeua

01/07/2023 18h21 - Atualizada em 01/07/2023 19h34

A Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU) abriu as programações do mês de Julho na Prefeitura de Ananindeua. Neste sábado, 1º, foi realizada a terceira Ação Mulher Ananindeua, na sede da secretaria.

Desta vez, com o tema “Literatura, conhecimento e empoderamento”. Foram oferecidos de 8 às 15h diversos serviços à população, além da contribuição na democratização e acesso à leitura, música e artes cênicas.

Teve show musical da banda Toró Açú, amostra de livros da Imprensa Oficial do Pará, sebo e recital de poesias da Biblioteca Comunitária Rosa Luxemburgo, apresentação de capoeira, além dos serviços de emissão de RG, emissão de certidões, massoterapia, podologia, exames de PCCU e corte de cabelo.

“Achei tudo muito interessante, principalmente porque eu amo literatura, eu adoro ler”, contou a técnica em informática Marlete Campos, de 23 anos. “Eu estou sendo atendida em vários serviços aqui e é muito gratificante pra nós mulheres sermos acolhidas em um evento assim”, disse.

Marlete estava acompanhada do irmão, Valentin, de 4 anos, e da mãe, Valéria Almeida, de 43. Ambos moradores da Cidade Nova 6, no Coqueiro.

Professora de matemática, Valéria afirma: “Esse evento tem uma importância muito grande, pois muitas mulheres não tem tempo de realizarem certos exames, por exemplo, durante a semana. Muitas mulheres no tempo de folga só têm tempo para as tarefas domésticas, então é muito boa essa programação da SEMMU, de possibilitar que nós mulheres possamos fazer exames e ter acesso a certos serviços”.

SEMMU em parcerias para estímulo à leitura

A Imprensa Oficial esteve presente na programação com venda de livros escritos por autores paraenses. Para Aroldo Carneiro, presidente da Imprensa Oficial, a parceria com a SEMMU é importante, pois possibilita que os cidadãos de Ananindeua tenham acesso à obra da Editora Dalcídio Jurandir e possam ler autores do próprio município. “Isso possibilita uma discussão sobre os próprios autores locais”, disse.

A Biblioteca Comunitária Rosa Luxemburgo também estava com venda de livros usados e mais econômicos. Para Fátima Afonso, escritora e coordenadora da biblioteca,  as mulheres e a literatura são importantes em todos os âmbitos da sociedade”.

Titular da SEMMU, Leila Márcia explica que esta terceira Ação Mulher Ananindeua tem como um de seus principais objetivos explorar a temática do conhecimento como forma de empoderamento. “Por isso nós escolhemos o tema literatura. Estamos aqui hoje com parcerias muito importantes, porque nós consideramos que o conhecimento é empoderamento, na medida em que a mulher pode cada vez mais ter a compreensão disso. Inclusive, tendo acesso a outras linguagens, como a música, o teatro, possibilitando que mais mulheres possam buscar conhecimento e informações”, disse.