Comunidade da ilha Nova Esperança se prepara para o “Festival do Açaí”

O Festival pretende fomentar a economia da comunidade e tornar a produção de açaí do local mais conhecida.

27/09/2023 18h00 - Atualizada em 28/09/2023 11h53

No próximo domingo, dia 1º de outubro, a Associação dos Pequenos Produtores da Ilha Nova Esperança, que integra o conjunto de ilhas do Curuçambá, se reunirá para celebrar o “Festival do Açaí”.

Em preparação para o evento, foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), uma visita técnica para discutir e planejar as medidas de segurança que serão implementadas durante o festival. Estiveram na reunião representantes do Gabinete do Prefeito, da Secretária Municipal de Pesca e Agricultura (SEMUPA) e do Grupamento de Policiamento Ambiental (GPA), vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS).

O Festival do Açaí é um evento que reúne amantes da fruta e da cultura local. As belezas naturais e a abundância das áreas de produção de açaí fazem da Ilha Nova Esperança, o local ideal para a realização deste festival gastronômico e cultural que é tradição na região.

Secretario da (SEMUPA) Pedro Soares e morador da Ilha Nova Esperança

A comunidade está trabalhando com autoridades locais, para garantir que o festival seja seguro e bem-sucedido para todos os participantes. A visita técnica realizada nesta quarta-feira, faz parte desse esforço conjunto, e reuniu representantes comunitários da ilha e autoridades do município de Ananindeua, como o secretário da SEMUPA, Pedro Soares, que falou um pouco sobre o festival.

“Tivemos hoje aqui com a equipe da SEMUPA para fazer uma visita técnica, acompanhar a reunião da comunidade Nova Esperança que está organizando o Festival do Açaí. É a primeira experiência da comunidade em organizar um festival, e nós achamos importante que o Poder Público possa estar auxiliando a comunidade. A ilha tem uma produção boa de açaí, que precisa ser conhecida pela população de Ananindeua”, falou o Secretário, que aproveitou a oportunidade para convidar os moradores do município.

“Convido todo mundo a vir aqui na ilha da Nova Esperança para participar do festival e degustar um açaí com charque, com camarão, e todas as nossas iguarias de Ananindeua, que tem muita coisa boa”, ressaltou o secretário Pedro.

Reunião com liderenças da comunidade da ilha

O presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Ilha Nova Esperança, Dorival Bastos (Bastos), falou sobre a visita à Comunidade.

“Hoje, estamos recebendo o nosso amigo secretário da SEMUPA, Pedro Soares, aqui em nossa comunidade. Estamos confiantes de que ele fará algo positivo por nós, em sua gestão à frente da secretaria. Ele veio ver como estamos nos preparando para o nosso Festival do Açaí, que será realizado no próximo domingo”, disse Bastos, que espera que a população compareça ao festival para degustar a produção local de açaí.

Autoridades de Ananindeua e moradores da comunidade

Com a visita técnica de hoje, o município reafirma seu compromisso em celebrar a cultura local e proporcionar um ambiente seguro e confortável, para todos que desejam saborear o delicioso açaí. Este festival é mais do que apenas um festival de frutas. Esta é uma celebração da união e das tradições que fazem da Ilha Nova Esperança um lugar especial.

A Comunidade da Ilha Nova Esperança convida todos os moradores de Ananindeua para participarem do “Festival do Açaí” no próximo domingo, dia 1º de outubro, das 8h às 18h. Além da culinária local, o festival realizará várias programações para os participantes.