Confira a Programação que inicia nesta segunda, dia 30

28/10/2023 12h24 - Atualizada em 28/10/2023 16h51

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realiza nesta segunda feira, dia 30, no auditório da Unama BR, a 5ª Conferência Municipal de Cultura de Ananindeua. A edição tem como tema “Democracia e Direito à Cultura” e convoca a sociedade civil em geral de Ananindeua, orientados pelos seguintes princípios: Equidade, Diversidade, Sustentabilidade, Participação e Controle Social, Descentralização e Intersetorialidade, integralidade, territorialidade; considerando gênero, etariedade, raça, religiosidade e Pessoa Com Deficiência (PCD).

A Conferência tem como finalidade, propor estratégias de articulação e cooperação institucional entre poder público municipal e sociedade civil, bem como comunidades tradicionais da Amazônia que dinamizem a participação e o controle social na gestão das políticas públicas de cultura para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

“A conferência é importante para o fortalecimento das políticas públicas, vistas de forma coletiva e prioritária dentro do nosso cenário cultural na gestão. É um momento importante para a sociedade organizada e representantes da Secult avaliar e debater, propor políticas, programas e ações do campo cultural, para fortalecer as instituições, os nossos fazedores de cultura local, artistas no modo geral”, falou o Hugo Tomkiwitz, Coordenador de Projetos da Secult.

A expectativa é que o setor cultural de Ananindeua, represente um importante pilar da sociedade, gerando empregos, inclusão social e desenvolvimento econômico, a partir da implementação de Planos Municipais de Cultura em consonância com o desenvolvimento sustentável.

Serviço: 5ª Conferência Municipal de Cultura de Ananindeua

Data: 30 de outubro de 2023 (segunda-feira)

Local: auditório da Unama BR

MANHÃ

8h – Cerimônia de abertura – Apresentação cultural – Projeto “Balé, dança para todos”.

- Falas do Prefeito e autoridades

- Apresentação da Secretaria de Cultura de Ananindeua

- Conselheiros de Cultura de Ananindeua (delegados natos)

9h às 10h – Leitura do Regimento da Conferência

10h às 11h - Plenária – Painel “Os desafios do Sistema de Cultura” com debates, abertura para falas mediante inscrição.

11h – Apresentação dos eixos temáticos

12h – Apresentação cultural – CIA de Danças Árabes “Ararê” (Do tupi “Amigo dos pássaros”)

12h às 14h – Pausa para o almoço.

TARDE

14h às 15h - Apresentação dos responsáveis pela explanação técnica de cada eixo.

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura; Palestrante: BYANE SANCHES

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Palestrante: PAULINHO ASSUNÇÃO

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; Palestrante: EDNA CASTRO 

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade a Política Cultural; Palestrante: BETO PAES

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; Palestrante: VOYNER RAVENA CAÑETE.

Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais. Palestrante: CLÁUDIO AFONSO

NOITE

18h30min – Apresentação das propostas de metas para o biênio 2024/2025

19h – Anunciar os candidatos a delegados, quantidade de vagas e eleição dos delegados do município de Ananindeua para a Conferência Estadual de Cultura.

21h – Apresentação cultural - Grupo de Capoeira do professor Pitt Bull e coquetel de encerramento.

O dia todo – Exposição de artesãos no hall do auditório