Democratização da cultura é destaque na 5ª Conferência de Cultura de Ananindeua

A cena cultural de Ananindeua está em festa com a união da gestão municipal, dos fazedores de cultura e da sociedade civil.

30/10/2023 17h41
Secom

Secretária de Cultura de Ananindeua “A 5ª Conferência de Cultura de Ananindeua é um marco importantíssimo neste momento pós pandêmico, e de superação. A cena cultural de Ananindeua está em festa com esta união da gestão municipal, dos fazedores de cultura e da sociedade civil. A presença de todos aqui hoje que  acontecesse da melhor maneira possível, devemos valorizar o que estão presente. Nosso  agradecimento ao gestor Dr Daniel”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Cultura, Ediene Santos, na abertura da 5ª Conferência Municipal de Cultura de Ananindeua. 

A abertura contou com exposição fotográfica e apresentações culturais dança do ventre, carimbó e musica ao vivo. O pleno, com cerca de 140 participantes de diversas modalidades culturais, aprovou por unanimidade os 34 artigos do Regimento Interno da Conferência, com apenas três destaques de correção. 

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 5ª edição busca a democratização e a equidade da cultura na formação de cidadãos críticos. A democratização da Cultura é propor ações de política pública que fomente o acesso da cultura a todos, com respeito a pluralidade de cada um na sua especialidade.

Titular da SEMAD, Thiago FeitasRepresentando o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, o Titular da Secretaria Municipal de Administração (SEMAD), Thiago Feitas, falou da valorização da cultura em Ananindeua. “É uma satisfação muito grande estar aqui nesta 5ª Conferência de Cultura. Hoje podemos perceber os avanços na cultura e em outras áreas em nosso município. Peço para cada um de vocês neste auditório, que façam suas colocações e colaboração para que possamos dar seguimento nas ações voltadas à cultura com a participação de vocês. Está é uma grande oportunidade de caminha junto com a prefeitura realizando as ações de cultura do nosso município”, pontuou.

Foram apresentadas, analisadas e votadas, propostas estratégicas de articulação e cooperação institucional, na gestão das políticas públicas de cultura, para implementação e consolidação do Sistema Municipal de Cultura.

5ª Conferência de Cultura de AnanindeuaO poder público e sociedade civil, bem como, comunidades tradicionais da Amazônia que dinamizam a participação e o controle social, votaram para eleger novos conselheiros para Conselho Municipal de Cultura, e de delegados para a Conferência Estadual de Cultura. 

Beto Paz, da Associação de Livro e Expressão Sexual de Ananindeua, falou que trazer essa reflexão sobre a diversidade cultural e a população LGBTQIA+, faz parte de diversidade cultural, e fundamental para que se tenha representatividade dentro do mundo. 

“A população LGBTQIA+,é uma parte importante, significativa da população. Se você observar, dentro da cultura popular, a gente está inserido desde o Carnaval até o São João, na construção de figurino, na construção de coreografias, dançando, se apresentando. Então, a população LGBTQIA+, também tem um elemento da cultura específica pra essa população, quando a gente fala, por exemplo, nas 'drag queens', nos festivais culturais da diversidade, a gente tem percebido que é importante fortalecer essa participação da população LGBTQIA+, mas em todos os elementos que compõem a nossa sociedade, inclusive a cultura”, disse Beto Paz. 

A conferência contou com a participação de representantes de grupos de dança, capoeira, teatro, cinema, grupos folclóricos, Secretaria da Mulher (SEMMU) e sociedade civil. 

Bruno Leão, representante do MinCPara o representante do Ministério da Cultura (MinC), Bruno Leão, fazia muito tempo, que não tinha uma Conferencia como essa. “Estávamos saudosos de nos encontrar, de nos olhar nos olhos, de propor, de fazer criticas, de construir propostas de forma coletiva”. 

Eixos 

À tarde foram debatidos 6 eixos a serem implementados no Circuito Cultural de Ananindeua. Dentro de cada um foram apresentados propostas e debatidas. 

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal de Cultura; 

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social; 

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória; 

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade a Política Cultural.

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;

Eixo 6 – Direito às Artes e Linguagens Digitais.