SECULT realiza Sarau Literário envolvendo alunos da rede municipal de ensino

21/03/2024 16h23 - Atualizada em 21/03/2024 16h33

Fortalecer a cultura e estimular nos estudantes o gosto pela leitura, escrita, oralidade, música, imaginação e criatividade. Esses são os objetivos do projeto Sarau Literário, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que teve sua primeira edição nesta quinta-feira (21) na Escola Clóvis de Souza Begot, bairro Águas Lindas.

A ação, que também estimulou reflexões sobre o Dia Mundial da Poesia e o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, reuniu mais de 100 pessoas, entre educadores, estudantes e seus respectivos responsáveis, que foram envolvidos com recital de poesias e música ao vivo.

A poetisa Maria de Nazaré, mais conhecida como Nana, declamou obras de Fernando Pessoa. “Era criança que nem esses alunos quando comecei a me interessar por poesia e a vida e obra de Fernando Pessoa. Então, quando me convidaram para falar sobre esse poeta e filósofo, o qual tenho grande respeito e admiração, logo aceitei, pois essa é a hora de jogarmos a semente, de atiçar e despertar nesse público o interesse pela poesia, pois a gente cresce internamente quando lê”.

Sob o olhar atento, o estudante Yuri Ramos, de 10 anos, do 5º ano, se divertiu com os poemas envolventes. “Quando escutei os poemas, senti muita tranquilidade e calma. Foi bem legal. Minha primeira vez em um sarau”.

Para Adria dos Santos, de 8 anos, que faz parte do 3º ano A, a experiência foi marcante. “Foi muito legal. A gente nunca tinha participado de um. Eu aprendi sobre Fernando Pessoa e a luta e a escravidão”, contou a pequena.

Já Hadassa Kethlem, de 10 anos, do 5º ano, participou da exposição. “Eu li o poema A escravidão, a abolição e o presente no Brasil, o que me fez entender um pouco mais sobre a sociedade. Gostei muito de participar”.

Manuela Ingride, mãe da pequena Ingrid, de 8 anos, aprovou a atividade. “Esse foi um momento único para os nossos filhos e para gente, onde tanto eles, como os pais, pudemos aprender, refletir e valorizar a poesia. Foi um resgate dessa cultura que estava em falta no nosso município e agora está entrando nas escolas. Todos estão de parabéns, que venham mais momentos como este que tivemos”.

A gestora da escola, Alessandra de Paula, agradeceu e elogiou a iniciativa. “É fundamental e importante que os alunos tenham conhecimento e acesso a bons poetas da Literatura Brasileira. Assim, parabenizo a equipe da SECULT pelos esforços para concretização deste momento. Parabenizo também a nossa equipe da SEMED que abraçou esse projeto tão importante. É dessa forma que vamos enriquecer o conhecimento e desenvolver o saber dos nossos alunos”, declarou.

A secretária da SECULT, Ediene Santos, ressaltou sobre o projeto. “Nosso foco sempre foi desenvolver e fortalecer a cultura no nosso município e o projeto trouxe muito mais que isso. Foi um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. Dentre os benefícios do Sarau, estão a contribuição para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional com autonomia, sendo protagonistas em suas ações. Ao longo do ano, o projeto será realizado em outras escolas do município”, finalizou.