Espetáculo “Habitante Criador" lota Teatro Municipal de Ananindeua.

13/05/2024 10h17 - Atualizada em 13/05/2024 11h05

Ribalta Companhia de Dança.No último final de semana, dias 11 e 12 de maio, a Ribalta Companhia de Dança, apresentou o espetáculo “Habitante Criador”, dentro da programação de inauguração do Teatro Municipal de Ananindeua. O público compareceu e esgotou todos os ingressos.

A montagem conta histórias do nascimento de Ananindeua e isso é posto em cena logo nos primeiros minutos, no nascimento das flores de Anani e se desenrola até o final, com a cidade já envolvida na contemporaneidade.

A Prof.ª Dra. Mayrla Andrade contou que "o espetáculo é sobre habitar, criar danças no nosso lugar, no nosso espaço de origem. E habitar é todo aquele que está aqui. Que mora neste lugar e tem esse território como vida, como arte e como a sua cultura”.

“Habitante criador” foi montado e é encenado pela Ribalta Companhia de Dança, e é composto por professores e alunos da Casa Ribalta.

Marlene Andrade, fundadora da escola de dança mais antiga de Ananindeua, estava presente e ativa nas funções de bastidores para o desenrolar do espetáculo. Marlene explicou que não é bailarina, mas o amor pela dança foi a motivação para colocar a escola em funcionamento, em 1994. Ela lembra como era a rotina em dia de espetáculo: “a gente sempre fez nossos espetáculos em Belém e era sempre muito difícil, porque a gente tinha que levar cenário, todos os materiais. A apresentação terminava tarde e tinha que desmontar todo o cenário para voltar para Ananindeua. Graças a Deus, hoje, está se materializando um sonho acalentado há muitos anos, que é dançar no nosso Teatro Municipal de Ananindeua. Que coisa mais linda!”.

Ingressos Esgotados

A plateia esgotou a lotação do Teatro Municipal de Ananindeua, para assistir ao espetáculo “Habitante Criador”. Ainda na entrada, antes da apresentação, Richard Martins falou sobre a expectativa de assistir ao espetáculo: ”Minha expectativa está no alto. Eu já conheço a Casa Ribalta, que faz um grande trabalho aqui no Pará. Quando vi a divulgação no telão, fiquei muito ansioso pra vir, porque eu gosto de teatro e já ouvi falar muito bem dessa apresentação”.

Ao final das duas apresentações, o público aplaudiu o espetáculo e aproveitou para fazer fotos com os integrantes da Companhia de Dança. Breno Oliveira, morador do centro de Ananindeua, 30 anos, comentou que: "falar sobre este espetáculo é a coisa mais incrível do mundo, porque é um presente pra todos nós de Ananindeua, a companhia trazer um pouco da história da cidade. Isso é gratificante. Digo que é um presente, com esse público todo prestigiando uma história bonita e bem contada, que é até emocionante. Até agora estou meio que sem palavras de ver que foi uma noite incrível. Que seja a porta para que novos artistas incríveis subam neste palco”.

Para a presidente da Fundação Cultural Parque Vila Maguary, Dani Franco, "receber a Companhia Ribalta neste palco é uma obrigação que nós temos com a arte que há muito é produzida e encenada nesta cidade. A alegria em ver essa casa lotada só confirma o quanto Ananindeua estava ávida por viver sua própria cultura dentro de seu próprio lugar.", finaliza.

Angelo Cavalcante: 16 997883430