Masterclass sobre cinema de animação no Cine Teatro Municipal de Ananindeua

Fundação Parque Vila Maguary inaugura uma série de oficinas de formação profissional com inscrições gratuitas

14/05/2024 09h51 - Atualizada em 14/05/2024 12h04

No próximo domingo, dia 19, a jornalista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro ministra um workshop de cinema em animação no Cine Teatro Municipal de Ananindeua. Ela vai conduzir um breve passeio pela historiografia dos filmes animados, seus principais criadores, estilos e estúdios, com exposição e análise de fílmica. As inscrições são gratuitas.

Lorenna abordará desde a alemã Lotte Reiniger, pioneira que dirigiu o primeiro longa metragem animado, até o surgimento e estabelecimento da Pixar como lugar de inovação e de diversidade, chegando no momento atual, como "As Bicicletas de Belleville" e a produção brasileira representada por "O Menino e o Mundo".

Jornalista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro.A jornalista fala sobre o que preparou para esse encontro: "é com muita alegria que eu vou ministrar essa masterclass, com o convite da Fundação Cultural Parque Maguary, ainda no mês de inauguração e com a mostra de filmes Anani, que são filmes em animação. Vamos contar um pouco sobre a história, a estética, a excelência do cinema de animação ao redor do mundo. São várias experiências que, inclusive, englobam a produção brasileira, mas atravessam por ciclos de produção do século XX, na Europa, EUA e especialmente no Japão - por conta de toda cultura do Mangá e depois do anime - e do trabalho de estúdios incríveis. Vamos falar sobre a mãe da animação e a pessoa responsável por fazer o primeiro longa metragem em animação, da história do cinema, que é uma mulher, animadora e realizadora alemã”.

Lorenna Montenegro é paraense, há cinco anos radicada em São Paulo. É jornalista, crítica de cinema, curadora, roteirista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC.

A roteirista inaugura a série de oficinas de formação profissional que serão oferecidas pela Fundação Parque Vila Maguary dentro do Teatro Municipal.

Segundo a presidente da Fundação, Danielle Franco, este é o início de um trabalho permanente que vai ser desenvolvido. "Um dos pilares da Fundação é proporcionar a troca de saberes entre os artistas e agentes culturais. Neste mês de inauguração do Teatro apresentamos a 'Mostra Anani' com curtas de animação e o longa Fantasia, então resolvemos trazer esse diálogo para o centro de um debate, pois mesmo sendo voltada para profissionais do cinema, o público espectador também pode participar e se enriquecer", ressalta.

A masterclass com Lorenna Montenegro ocorre logo após a exibição dos filmes da Mostra Anani, que começa às 10h. Após a palestra, a Mostra Anani será reexibida às 17h. Toda a programação tem entrada franca.

Serviço

Workshop de Cinema em Animação com a jornalista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro.

Dia 19 de maio - Domingo - 14h
Cine Teatro Municipal de Ananindeua
Inscrições gratuitas pelo e-mail: fundacaoparquemaguary@gmail.com

Assessoria de Comunicação: Ângelo Martins - 16 997883430