Cinema e grupo parafolclórico são as atrações do final de semana no Cine Teatro Municipal de Ananindeua.

No sábado (18), o show fica por conta do Grupo Amazônia. Mostra de Animação e Master Class dão a tônica no domingo (19).

15/05/2024 19h56

Grupo Folclórico Amazônia.No dia 18 de maio, às 19h, o Grupo Folclórico Amazônia apresenta o "Show Amazônia Viva", do Grupo Folclórico Amazônia - Transmissão e salvaguarda dos saberes tradicionais da cultura popular paraense. A apresentação é para todos os públicos e a entrada é gratuita em contrapartida pelo fato do grupo ser um dos contemplados pela Lei Federal Paulo Gustavo de incentivo artístico e cultural.

De acordo com o grupo, a apresentação é um contraponto ao desenvolvimento tecnológico desenfreado que ameaça a biodiversidade e um alerta sobre degradação, exploração da região e a preservação da Amazônia, tanto em seu espaço físico como as manifestações artísticas e culturais.

Daniel Leão, percussionista e integrante do grupo há 27 anos, explica que "o show foi pensado no sentido de evidenciar nossas identidades culturais em forma de expressões currais, por meio da música e dança".

O músico complementa sobre a relação do Grupo Folclórico a cidade de Ananindeua: "somos o grupo mais antigo do município, é uma honra para nós poder representar o município em festivais, e muitos outros palcos pelo Brasil, mas é muito gratificante ter hoje um equipamento nosso e um espaço com estrutura nacional. Estamos ansiosos pra poder estar e é uma honra abrir as portas para a cultura popular tradicional de Ananindeua. O espetáculo vai ser lindo e é isso que queremos entregar ao município e ao público presente. Com certeza a primeira de muitas apresentações."

Domingo com mostra de filmes e masterclass de cinema de animação.

No domingo, dia 19, a programação começa com a Mostra de Filmes Ananin, com animações dos realizadores paraenses: Cássio Tavernard, Andrei Miralha e Deivid Willian, além do longa "Fantasia", de Walt Disney, das 10h às 13h. Logo em seguida, a jornalista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro ministra um masterclass de cinema em animação no Cine Teatro Municipal de Ananindeua, de 14h a 17h e com inscrições gratuitas. A noite encerra com a reprise da a Mostra de Filmes Ananin, às 18h.

Jornalista e crítica de cinema, Lorenna Montenegro.A jornalista fala sobre o que preparou para esse encontro: "é com muita alegria que eu vou ministrar esta masterclass, com o convite da Fundação Cultural Parque Maguary, ainda no mês de inauguração e com a mostra de filmes Ananin, que são filmes em animação. Vamos contar um pouco sobre a história, a estética, a excelência do cinema de animação ao redor do mundo. São várias experiências que, inclusive, englobam a produção brasileira, mas atravessam por ciclos de produção do século XX, na Europa, EUA e especialmente no Japão - por conta de toda cultura do mangá e depois do anime - e do trabalho de estúdios incríveis. Vamos falar sobre a mãe da animação e a pessoa responsável por fazer o primeiro longa metragem em animação, da história do cinema, que é uma mulher, animadora e realizadora alemã”.

Lorenna Montenegro é paraense, há cinco anos radicada em São Paulo. É jornalista, crítica de cinema, curadora, roteirista e professora de roteiro na Academia Internacional de Cinema - AIC. A roteirista inaugura a série de oficinas de formação profissional que serão oferecidas pela Fundação Parque Vila Maguary dentro do Teatro Municipal.

Segundo a presidente da Fundação Parque Maguary, Danielle Franco, este é o início de um trabalho permanente que vai ser desenvolvido. "Um dos pilares da Fundação é proporcionar a troca de saberes entre os artistas e agentes culturais. Neste mês de inauguração do Teatro apresentamos a 'Mostra Ananin' com curtas de animação e o longa Fantasia, então resolvemos trazer esse diálogo para o centro de um debate, que mesmo sendo voltada para profissionais do cinema, o público espectador também pode participar e se enriquecer", ressalta.

Serviço

Programação dias 18 e 19 de maio - Sábado e Domingo - no Teatro Municipal de Ananindeua.

Dia 18 de maio: ”Show Amazônia Viva do Grupo Folclórico Amazônia - Transmissão e salvaguarda dos saberes tradicionais da cultura popular paraense”

Local: Teatro Municipal de Ananindeua
Entrada Franca - Contrapartida da Lei Paulo Gustavo

Dia 19 de maio: Mostra de Filmes Anani
Hora: 10h às 13h e 18h às 20h.

Dia 19 de maio: Masterclass cinema em animação

Cine Teatro Municipal de Ananindeua
Inscrições gratuitas pelo e-mail: fundacaoparquemaguary@gmail.com