Show do Grupo Amazonia leva tradição e cultura paraense ao palco do Teatro Municipal de Ananindeua

20/05/2024 07h40 - Atualizada em 20/05/2024 09h07

Show Amazônia Viva.Dançarinos e dançarinas se movimentavam com pulsar dos curimbós. Passos coreografados e acompanhados por letras e poesias que representam manifestações da cultura paraense. Essa foi a tônica do "Show Amazônia Viva - Transmissão e salvaguarda dos saberes tradicionais da cultura popular paraense”, do Grupo Folclórico Amazônia, na noite de 18 de maio, no palco do Teatro Municipal de Ananindeua.

Apresentado como contrapartida pela aprovação na Lei Paulo Gustavo de Incentivo a Cultura, o show foi formatado para o ambiente do Teatro como a 3ª e última etapa das comemorações pelo aniversário de 35 anos do grupo. A novidade ficou por conta do 1º bloco com as danças que contam a herança africana na cultura paraense.

Programação de inauguração do Teatro de Ananindeua.Além da celebração, tudo no show foi pensado para homenagear as manifestações que moldaram a identidade paraense. É nesse sentido que Antônio Silveira observa a questão da salvaguarda das tradições. Ele comenta que “a salvaguarda é olhar para história, olhar para o contexto das manifestações e isso precisa ser reverenciado junto com as pessoas que tiveram uma luta árdua e que tem até hoje nos interiores, as pessoas que trabalham aquela origem e nós estamos aqui a usufruir"

A plateia se envolveu de diversas formas com a apresentação. Olhares de admiração, cantarolando e gingando nos ritmos.

Para Antônio Rafael, 20 anos "foi muito bom. Achei muito lindo e é muito bom prestigiar a nossa cultura". Para Kelen Melo, 43 anos e moradora de Ananindeua "foi maravilhoso, ainda mais agora aqui dentro da cidade, com um teatro. Sempre a gente assiste ao grupo, mas fora. E hoje estamos assistindo aqui dentro sem precisar sair.

Grupo Folclórico Amazônia.Show de aniversário e inauguração do Teatro

O "Show Amazônia Viva do Grupo Folclórico Amazônia - Transmissão e salvaguarda dos saberes tradicionais da cultura popular paraense” foi realizado dentro da programação de inauguração do Teatro Municipal de Ananindeua.

Para Antônio "é uma responsabilidade e uma obrigação de dizer que esses 35 anos não foram em vão”. Ele lembra que "estimular o resgate da cultura popular paraense é um dos objetivos principais do nosso estatuto” e finaliza sobre estar na programação do novo espaço: "então, trazer este show para um teatro, principalmente um recente, na nossa cidade, é um prêmio. Eu vejo isso como um prêmio e um presente de aniversário deste nosso 35 anos".

A presidente da Fundação Parque Vila Maguary, Dani Franco, comenta que "o convite feito pela Prefeitura de Ananindeua, através da Fundação, para que o Grupo Amazônia se apresentasse na programação de inauguração do Teatro é porque a gente acredita que este espaço é para os artistas desta cidade, foi pra isso que este Teatro foi construído, para poder acolher cada artista, fazedor de cultura e agente cultural, principalmente neste palco".