Forró Ananindeua 2024 mantém vivas tradições juninas e fortalece a cultura local da cidade

Programação reafirma compromisso da Prefeitura de Ananindeua com munícipes fazedores de arte e com o público

01/07/2024 12h39 - Atualizada em 01/07/2024 17h02

Realizado pela Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), a programação do Forró Ananindeua 2024 foi centrada na cultura local da cidade e contou com 25 quadrilhas, oito atrações musicais e diversas atrações da cultura popular. Todas as apresentações culturais foram de fazedores de arte e cultura de Ananindeua.

Jhenyfer Chrystine, miss caipira da quadrilha Roceiros da Vovó.“Cultura, com certeza, é resistência e persistência!”, declarou a brincante Jhenyfer Chrystine, de 23 anos, miss caipira da quadrilha Roceiros da Vovó. Reflexiva e esbanjando alegria, a brincante contou: “a gente tenta há muito tempo dançar no Forró Ananindeua, é a primeira vez que a gente conseguiu. E na nossa quadrilha mostramos não só a quadrilha moderna, como também a quadrilha tradicional. Este ano, nosso tema mostra a importância da arte e da cultura local”.

Antônio Silveira, diretor do Grupo Amazônia, bairro de Águas Lindas.“Esse momento é fundamental para quem trabalha com quadrilha, com grupo folclórico, música, dança. Então, nosso grupo trabalha somente com danças folclóricas do estado do Pará, como o samba do cacete/siriá, a dança do tipiti/pau de fitas, a dança da farinha de tapioca, o lundu marajoara e a dança do carimbó. A preparação requer um esforço enorme”, relatou Antônio Silveira, diretor do Grupo Amazônia, que tem 35 anos de trajetória em Ananindeua, no bairro de Águas Lindas.

Douglas Alves, marcador da quadrilha Paixão de São João.“Pra mim, faz parte da minha vida. Já danço quadrilha faz dez anos e meu primeiro ano como marcador está sendo uma grande satisfação, trazendo nossa cultura e representando nosso bairro de Águas Lindas. A cultura das festas juninas tira muitos jovens das ruas”, disse Douglas Alves, de 30 anos, marcador da quadrilha Paixão de São João, que possui dois anos de existência, tendo sido quarta colocada na edição 2023 do Forró Ananindeua.

Dhiana Lima, animando a festa.Já a cantora Dhiana Lima, moradora da Cidade Nova 2, falou sobre a alegria de se apresentar pelo segundo ano do Forró Ananindeua: “eu estou muito feliz de ter sido convidada. A primeira vez que estive presente foi em 2021, em uma edição em live durante a pandemia. Quero parabenizar toda a equipe da Prefeitura de Ananindeua por esse grande evento”.

Cultura que se mantém viva e se perpetua

Denize Saboiá e o filho, Jonilson Sabóia.Para toda a família, o Forró Ananindeua 2024 reuniu brincantes e fazedores de arte e cultura locais, além de uma plateia de munícipes e visitantes de outras regiões do estado. Vindos diretamente do Murubira, em Mosqueiro, Denize Saboiá, de 80 anos, e o filho, Jonilson Sabóia, de 53, estavam na plateia do Forró Ananindeua.

“Nota 10! Está tudo lindo aqui”, disse, sorridente, dona Denize.

Ataíde Albuquerque, Sandra Albuquerque e a filha Sofia Albuquerque.“Está um espaço bem seguro e organizado, para as famílias. Já é a segunda vez que a gente traz nossa filha e ela gosta”, contou o morador da Cidade Nova 6, Ataíde Albuquerque, de 30 anos, acompanhado da esposa, Sandra Albuquerque, 38, e da filha Sofia Albuquerque, 6.

Anselmo Pimentel, Wanessa Farias e os filhos, Lorenzo Pinheiro e Anthony Gabriel.“Esse momento em família é ótimo pra gente se divertir e mostrar para as crianças coisas diferentes e perpetuar as nossas tradições e a nossa cultura, que precisa estar sempre viva”, refletiu a moradora do bairro do Icuí, Wanessa Farias, 29, acompanhada do esposo, Anselmo Pimentel, 35, e os filhos, Lorenzo Pinheiro, de 6 anos, e Anthony Gabriel, de 6 meses. “Tem que ter todo ano quadrilha, festa junina”, pontuou Lorenzo.

Márcio Farias, secretário municipal de cultura.Márcio Farias, secretário municipal de cultura, diz: “o Forró Ananindeua é muito importante porque é algo familiar, para toda a família, e é curioso que muitos que estão na plateia já foram brincantes nas quadrilhas e hoje são os filhos que estão dançando. É a dinâmica da cultura se reproduzindo! Um dos papéis da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Ananindeua é possibilitar que esses eventos se perpetuem. E a preocupação do governo Doutor Daniel foi, justamente, de fazer uma programação feita por artistas e fazedores de arte aqui de Ananindeua”.