Estagiários da rede municipal de Ananindeua participam de integração em formas de diálogos

O evento levou várias pessoas ao Teatro Municipal de Ananindeua

26/11/2024 11h34 - Atualizada em 26/11/2024 13h42
Secom

“Reconectando” no Teatro Municipal de Ananindeua.Cerca de 320 estagiários da rede municipal de Ananindeua participaram do evento “Reconectando”, que ocorreu na última segunda-feira, 25, no Teatro Municipal de Ananindeua. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Ananindeua por meio da Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA) e Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) com o apoio da Fundação Centro Cultural Parque Vila Maguary (FPM).

O evento “Reconectando” busca integrar todos os estagiários da rede municipal de Ananindeua, em formas de diálogos e roda de conversa, garantindo a eles o lugar de protagonistas para que o serviço público ocorra.

A prefeitura de Ananindeua tem sido grande incentivadora, ampliando vagas de estágios através de parcerias com as instituições de ensino, fortalecendo o sentimento de pertencimento e construindo futuros servidores para o município, que atualmente já conta com mais de mil estagiários que estão lotados em várias secretarias. 

Drª Cíntia Melo, Advogada e servidora pública de Ananindeua.Dr.ª Cíntia Melo, advogada e servidora pública de Ananindeua reforçou que a conscientização sobre os direitos próprios ainda é limitada, mas é um trabalho que está em progresso. “É muito importante trazer para o estagiário algo que não é muito conhecido, como os termos legais, a própria lei que rege o estagiário de uma forma mais simples e leve. A cultura de se apropriar daquilo que é de seu direito ainda é baixa, mas pouco a pouco a gente vem em um trabalho de conscientização que cada um tem as responsabilidades de entender da melhor forma, e pelos melhores caminhos que a própria prefeitura proporciona, como esse tipo de evento”, relatou.

Almir Santos, Diretor da EGPA.Almir Santos, Diretor da Escola de Governança Pública de Ananindeua (EGPA), ressaltou o compromisso da administração em acompanhar e apoiar o desenvolvimento dos estagiários.

“O evento “Reconectando” está dentro do planejamento estratégico de gestão da secretaria municipal de administração, onde nós olhamos com um olhar diferenciado para os estagiários do nosso município. É a possibilidade que a administração tem de reunir a força desses estagiários que estão espalhados pelas nossas secretarias. São mais de mil estagiários nos setores de produção da gestão pública. Nós estamos aqui para acompanhá-los de perto e ver o crescimento profissional e pessoal deles. A administração de Ananindeua está de portas abertas para recebê-los. A gente fica muito feliz de vê-los em empresas privadas apresentando tudo aquilo que no percurso do estágio, eles aprenderam em Ananindeua. A participação deles nesse evento foi de extrema importância”, comenta.

Estagiários de Ananindeua celebram conquistas, aprendizado e valorização profissional

Daniele de Lima, 30 anos, estagiária, na expectativa para ser contratada.Daniele de Lima, de 30 anos, estudante do 6.º semestre do curso de licenciatura em educação física, demonstrou satisfação em integrar o grupo de estagiários de Ananindeua. “Estou muito feliz por fazer parte do grupo dos estagiários de Ananindeua, estou gostando muito da experiência, e já na expectativa de em breve ser contratada. O conhecimento se renova, esse encontro é muito importante pra gente, é um momento acolhedor, é essencial que a gente também seja ouvido. Está sendo maravilhoso, espero que tenha mais vezes”, contou.

Danielle Beleza, 38 anos, estagiária.Danielle Beleza, de 38 anos, estagiária da Secretaria de Esporte e Lazer de Ananindeua, destacou que o evento reforça a identidade e relevância dos estagiários para o município. “É um evento que traz conhecimento, tanto da parte legislativa, com direitos e deveres, e também mostra que a prefeitura se importa com a gente, apesar de não sermos funcionários públicos, nós somos importantes dentro do quadro da prefeitura, e isso caracteriza a gente”, disse.

Francisco Pires, concluindo o período de 2 anos de estágio pelo município.Francisco Pires, 29 anos, estudante do curso de licenciatura em história, já está finalizando o período de dois anos de estágio pela prefeitura de Ananindeua e reconhece as diversas oportunidades de aprendizado e crescimento proporcionadas através da experiência. “Esse momento é muito gratificante, me sinto muito acolhido. O sentimento é de gratidão por tudo isso. Eu tive muitas oportunidades nesse estágio. Esse evento é essencial para quem está iniciando. Aqui eu pude tirar dúvidas sobre nossos direitos e deveres quanto estagiários. Algo que eu tinha muitas dúvidas era em relação a acidentes de trabalho, e durante a palestra eu consegui entender como funcionam os procedimentos, caso isso aconteça”, comentou.