Secult retoma Forrónindeua e inicia inscrições de quadrilhas para festival
Secom
Mantendo as tradições juninas, paralisadas por conta da pandemia, este ano a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) retoma o tradicional Forrónindeua, que completa 25 anos e será transmitido online pelas redes oficiais da prefeitura de Ananindeua, no período de 22 a 27 de junho, a partir das 19h.
O Arrastão Popular, grupo considerado patrimônio do município, abrirá a programação que contará também com as apresentações de grupos de bois, banda de forró, paráfolclore e o Festival de Quadrilhas Juninas, que teve as inscrições iniciadas nesta segunda-feira, 24 e seguirá até a próxima sexta-feira, 28. As inscrições serão realizadas na própria Secult, localizada na Cidade Nova V, WE 30, nº 311, bairro do Coqueiro, de 8h às 14h.
Por medida de segurança, somente 25 quadrilhas poderão participar, entre adulta e mirim, e deverão ser compostas de 8 a 12 pares. As apresentações acontecerão em um sítio localizado em Ananindeua sem a presença de público e seguindo todos os critérios de segurança e de distanciamento entre os participantes.
Para o Secretário César Gaspar, é muito importante valorizar e incentivar a cultura do município.
“Apesar da pandemia que paralisou ano passado nossa festa, é importante a gestão do município valorizar e incentivar uma das mais populares manifestações culturais brasileiras. Seguindo todo o critério de segurança em combate à pandemia, vamos voltar com o nosso Forrónindeua”, finaliza.
Para participar do Festival de Quadrilhas, no ato da inscrição, os interessados deverão preencher o formulário de inscrição (entregue no local) e também apresentar os seguintes documentos:
1.Currículo da quadrilha contendo seu histórico completo;
2.Relação contendo: nome e número do RG de cada componente, devendo os componentes terem mais de 12 anos para as quadrilhas adultas e de 07 a 12 anos para as quadrilhas mirins;
3.Cópia do RG, CPF, e ou documento com foto, comprovante de residência e telefones do representante oficial da quadrilha junina;
4.Documento assinado, por todos os integrantes da quadrilha junina, delegando poderes a um representante para receber o prêmio em dinheiro, além da documentação desse representante (cópia do RG, do CPF, do comprovante de residência, e número da conta bancária);
5.Documentos (cópia do RG, CPF, comprovante de residência e número da conta bancária), do representante da quadrilha, do marcador, das misses e do mix para recebimento dos prêmios pois serão formados processos para pagamento de forma individual;
6.Declaração prevista no artigo 2º, §5º, dos pais ou responsáveis, no caso da quadrilha junina possuir componente menor de 18 e maior de 12 anos de idade;
7.Resumo de no máximo 10 linhas do tema ou justificativa a ser apresentado;
8.Relação de todas as músicas na ordem que serão utilizadas na apresentação da quadrilha;
9.Ofício solicitando a participação no festival (entregue no ato da inscrição);
10.No caso da quadrilha junina ser pessoa jurídica, deverá apresentar também Certidões Negativas de Débitos do Município, do Estado e da União, INSS, FGTS, bem como Contrato Social ou Estatuto e Ata atualizada com a composição e mandato da diretoria;
11.Os documentos exigidos nos tópicos 1, 2, 4, 5, 6 e 7 deverão ser apresentados digitados e impressos, não sendo aceita documentação manuscrita;
12. Documento por escrito, informando local, data e horário de ensaio da quadrilha.
Este ano, serão premiadas as “Dez Melhores Quadrilhas Juninas” com troféus e prêmios em valores, que serão avaliadas pelos critérios marcador, coreografia, conjunto, traje e evolução.
A quadrilha mirim que mais pontuar também será premiada. Já as misses concorrerão as categorias Miss Caipira, Miss Cheirosa e Miss Simpatia, e os Miss Mix serão premiados em 1°, 2° e 3° lugar.
No próximo dia 04 de junho, às 9h, será realizado o sorteio de ordem de apresentação das quadrilhas.