Apresentação das quadrilhas campeãs municipais marcam o encerramento do Forró Ananindeua

Mocidade Junina conquistou o título de campeã municipal no último dia de apresentações das quadrilhas no Ginásio do Abacatão

01/07/2025 09h13 - Atualizada hoje 09h36
Secom

O Ginásio do Abacatão se transformou em um grande arraial durante os quatro dias do Forró Ananindeua, que chegou ao fim no domingo, 29 de junho, com uma noite marcada por emoção, brilho e a força da cultura junina. A última noite do evento, iniciado na quinta-feira (26), foi dedicada às apresentações das três quadrilhas vencedoras da etapa municipal: Mocidade Junina, Os Tancredinhos e Forró Sanfonado, que conquistaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugar no concurso.

O Forró Ananindeua não foi apenas uma competição, foi um espetáculo de identidade, resistência e amor à tradição popular. O evento reuniu famílias inteiras, brincantes e amantes do São João em uma celebração que destacou o talento e a dedicação dos grupos culturais da cidade. Cada apresentação trouxe figurinos deslumbrantes, coreografias bem executadas e uma energia contagiante que arrebatou o público presente.

Secretário de cultura de Ananindeua, Breno Mesquita.Quem acompanhou de perto o evento foi o secretário de Cultura de Ananindeua, Breno Mesquita, que destacou a importância da valorização da cultura local. “Estou muito feliz de hoje estar à frente da Secretaria de Cultura. Agradeço a confiança do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, que me deu essa oportunidade. E o Forró Ananindeua foi o que nós vimos aqui: um espetáculo à parte, onde a gente vê uma campeã, mas a gente vê todas as quadrilhas com temas diferenciados, apresentando grandes espetáculos para o nosso público. Então, a gente fica muito feliz. Forró Ananindeua tem sido referência, não só para a região metropolitana, mas para o estado do Pará todo, onde a gente valoriza o que é nosso, onde a gente valoriza as nossas quadrilhas”.

Mocidade Junina - Campeã Municipal - Primeiro Lugar.A grande vencedora da noite foi a Mocidade Junina, que encantou com um espetáculo cheio de emoção e entrega. A quadrilheira Clara Carvalho, de 19 anos, não escondeu a felicidade ao comentar a conquista. “Para mim é muito gratificante, porque é um processo longo, é muito esforço que a gente tem, muita dedicação da quadrilha, dos brincantes. Então, para a gente é um privilégio poder conquistar esse título, é um processo doloroso, muitas coisas aconteceram, mas no final deu tudo certo, todo nosso esforço valeu a pena.”

Beatriz Bastos, pedagoga de 31 anos.O evento também foi prestigiado por moradores e visitantes, como a pedagoga Beatriz Bastos, de 31 anos, que aproveitou o domingo para festejar com as quadrilhas vencedoras. “Estou aproveitando bastante, trouxe a minha família hoje, como a minha avó, minhas primas, minha tia e meu tio e a gente tá gostando muito. Nós estamos curtindo, lanchamos, assistimos quadrilha e agora a gente tá curtindo o show, tudo isso aqui faz parte da nossa cultura. Hoje eu fiz questão de vir ao encerramento, porque eu sabia que ia ser muito bom.”

Eduardo Lefs e a esposa Heloísa Viana, moradores do coqueiro, aproveitando o Forró Ananindeua.O microempresário Eduardo Lefs, de 29 anos, morador do bairro do Coqueiro, também foi com a esposa, a cabeleireira Heloísa Viana, 23 anos, para curtir a última noite do evento. “Venho aqui aproveitar com a minha esposa o último dia do Forró Ananindeua Municipal, a gente assistiu a apresentação das quadrilhas e agora estamos curtindo pouco o show, a prefeitura está de parabéns, por proporcionar isso aqui para a população de Ananindeua. É muito bom descontrair nesse domingão, final de mês chegando e a gente veio aqui pra curtir um forró de qualidade.”

Forró Ananindeua Intermunicipal 

O Forró Ananindeua foi, de fato, uma celebração grandiosa da cultura popular. As quadrilhas participantes deram um verdadeiro show de talento e dedicação, fazendo do evento um marco cultural para o município. De 2 a 6 de julho, o Ginásio do Abacatão será novamente o palco da próxima fase: a disputa entre quadrilhas intermunicipais, que prometem ainda mais emoção, brilho e tradição.