Comece o segundo semestre com o pé direito: dicas importantes para compra e venda de imóveis em Ananindeua

02/07/2024 18h12

Com a metade do ano já em curso, muitos cidadãos de Ananindeua estão revisando seus planos de vida, e alguns desses planos incluem a compra e venda de imóveis. Se você está entre aqueles que estão considerando essa mudança, aqui vai uma dica importante: não esqueça de transferir o imóvel para o seu nome e garantir seu direito. E, nesse processo, é fundamental lembrar do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado quando existe transferência de imóveis entre pessoas vivas.

Thiago Matos, titular da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária.“Qualquer negociação de compra e venda de imóvel exige que o ITBI esteja em dia para que o cartório possa legalizar a transação ao novo dono. Essa transferência pode ser entre pessoas físicas ou pode envolver empresas, bancos ou a Caixa Econômica. Sem o ITBI, o comprador não consegue registrar legalmente o imóvel em seu nome”, explica Thiago Matos, titular da Secretaria de Gestão Fazendária de Ananindeua (SEGEF).

Hoje em dia, obter a guia de pagamento do ITBI está mais fácil do que nunca. A atual versão do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é uma ação importante da SEGEF, que utiliza a tecnologia para facilitar o acesso dos munícipes aos serviços prestados. Agora, os contribuintes de Ananindeua podem acompanhar todos os trâmites dos processos através do sistema online no site [SEGEF] https://www.ananindeua.pa.gov.br/segef

“Os processos são analisados mais rapidamente em comparação ao antigo sistema, onde levaríamos em média o dobro do tempo para finalizar. Entendemos que o contribuinte necessita de celeridade, e trabalhamos com esse objetivo”, afirma Thiago Matos.

O secretário de Gestão Fazendária, destaca que cada caso é único e a rapidez do processo também depende da agilidade do contribuinte em enviar a documentação necessária. No entanto, se o fluxo for normal, sem pendências de documentos, é possível gerar o boleto de pagamento do ITBI pelo sistema online em até um dia útil.

“Esta nova versão do ITBI permitiu a melhoria da eficiência, transparência e qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade. Facilitou muito para que os munícipes pudessem vender seus imóveis de maneira mais rápida, o que representa um ganho para o município de Ananindeua”, conclui o secretário.

O contribuinte pode dar entrada no processo relativo ao referido tributo e outros serviços pelos seguintes canais:

- Site da SEGEF: https://www.ananindeua.pa.gov.br/segef
- Sede da SEGEF: Avenida Cláudio Sanders, n°1590, Horário: 08h às 14h
- SAC – Serviço de Atendimento ao Contribuinte: Shopping Metrópole, 1° Piso, Horário: 10h às 16h

Aproveite o restante do ano para realizar seus planos imobiliários com tranquilidade e segurança!