Prefeitura em Movimento leva serviços de assistência social aos moradores do Aurá

02/07/2022 10h59 - Atualizada em 04/07/2022 11h32

Com o objetivo de orientar os moradores do bairro do Aurá em relação aos programas sociais disponíveis para comunidade, a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), realizou nesta sexta-feira (01) a segunda edição do Programa Prefeitura em Movimento, na Escola Municipal Padre Pietro Gerosa.

“Com o intuito de aproximar cada vez mais a população dos serviços, programas e projetos que desenvolvemos através das secretarias municipais, criamos o programa Prefeitura em Movimento, que hoje está na sua segunda edição aqui no bairro do Aurá. Assim, como ocorreu no Jaderlândia, nossa equipe está entrando no bairro e ofertando consultas, vacinas, serviços de tapa-buraco, desobstrução de bueiro, serviços socioassistenciais, entre outros. Nosso intuito é construir um bairro melhor, uma Ananindeua melhor para todos”, ressaltou o prefeito doutor Daniel.

Nesse primeiro dia de ação, cerca de 100 pessoas buscaram orientações quanto ao acesso dos benefícios e programas sociais. Além de inscrição e atualização no Cadastro Único, como foi o caso da Anna Carolinne Conceição, de 18 anos, mãe da Ayla de apenas 3 semanas de nascida. “Vim buscar orientações sobre o Programa Criança Feliz (PCF) e fazer minha inscrição no CadÚnico. Tô impressionada com a agilidade dos servidores, está sendo bem rápido, além de poder realizar o cadastro aqui perto de casa, já que não tá fácil de sair pra longe depois que ela nasceu”, disse.

De acordo com Pamela Costa, 32 anos, realizar os serviços de atualização do NIS perto de casa está sendo muito vantajoso. “Nossa, há dias não estava conseguindo dormir pensando que tinha que atualizar o meu NIS, tava sendo um tormento. Mas quando soube que o Cad iria vir pra cá, foi um abraço. Já atualizei, agora é só alegria e esperar meu benefício cair”, contou Pamela.

Quem não escondia a felicidade de poder participar da ação era dona Maria França, de 52 anos. “Eu vim ser beneficiada pelo projeto do prefeito Dr. Daniel, o Prefeitura em Movimento, já cortei o cabelo, fiz minhas sobrancelhas, tomei vacina e agora estou fazendo minha inscrição no Cadastro Único. Me sinto feliz e aliviada, pois há muito tempo queria fazer minha inscrição no CadÚnico, pois até esse momento eu não tinha nenhum benefício do governo federal. Feliz também pela ação ter sido aqui perto de casa, na escola onde estudo, sou da turma do EJA. Obrigada doutor Daniel”, comentou.

A ação também contou com a equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) Ananindeua, que realizou palestras voltadas às pessoas que queiram se inserir no mercado de trabalho e saber mais sobre a Carteira de Trabalho Digital. Além de orientações dos conselheiros tutelares acerca dos direitos das crianças e adolescentes.

Segundo a secretária da Semcat, Marisa Lima, o programa vai  até o dia 07 de julho e a população também poderá contar com aulas de Capoterapia, FitDance e Hip Hop, atividades que tem o objetivo de promover o bem-estar e combater o sedentarismo. “Montamos um cronograma completo para o Prefeitura em Movimento, trazendo para o bairro do Aurá todos os, serviços, projetos e programas que realizamos na sede dos 10 CRAS do município, porque entendemos que quando a secretaria vem para junto da comunidade trazendo seus equipamentos, serviços e técnicos, o alcance e o resultado é satisfatório”, frisou a secretária.

AÇÕES DA SEMCAT NO PREFEITURA EM MOVIMENTO

- De 4 a 07/07 (segunda a quinta-feira)
Orientações, inscrições e atualizações no CADÚnico

Hora: 8h às 14h