Ananindeua participa de encontro virtual sobre o Programa Prefeito Amigo da Criança

16/09/2022 08h21 - Atualizada em 16/09/2022 08h52

A Fundação Abrinq promoveu, na tarde desta quinta-feira (15), um encontro virtual com gestores da região sul, sudeste e norte do país que estão participando do Programa Prefeito Amigo da Criança para debater os desafios e as oportunidades no desenvolvimento de políticas públicas e planos de ação voltados à garantia dos direitos da criança.

Na reunião virtual, que teve como tema Proteção de Vidas Saudáveis, as lideranças trocaram experiências exitosas e reflexões sobre política social, que resultaram na melhoria de indicadores da saúde, assistência social e educação no combate à mortalidade materno infantil, levando em consideração as particularidades de cada população e comunidade nas quais estão inseridas.

A secretária de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Marisa Lima, apresentou um resumo das ações implementadas na gestão do prefeito doutor Daniel Santos, como o Programa Mãe Ananin, que tem o intuito de dar toda a assistência necessária para as gestantes, incluindo os períodos pré-natal, parto e pós-parto. Além de acompanhar o bebê até os 24 meses de vida, o intuito do programa é diminuir o índice de mortalidade materna infantil e contribuir para que a criança tenha uma infância saudável.

“O Mãe Ananin é uma ferramenta para a promoção da dignidade da mulher enquanto mãe, através da inclusão de boas práticas de atenção durante a gestação, parto e o desenvolvimento da criança. Esperamos que com esse programa possamos reduzir o índice de mortalidade materna infantil, além de darmos condições para que cada gestante tenha segurança em realizar todas as consultas e exames e, assim, possamos progredir cada vez mais. Além de acompanhar a criança, por meio dos serviços socioassistenciais, para que as mesmas tenham uma infância saudável e a garantia de seus direitos”, ressaltou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

Segundo a secretária, a meta é acompanhar cinco mil grávidas e oito mil crianças de 0 a 2 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município até dezembro de 2024. E futuramente integrar ao programa a Secretaria Municipal de Educação, com o ensino nas creches e nas escolas fundamentais.

De acordo com a equipe da Abrinq, o município de Ananindeua está de parabéns por ter encontrado soluções para superar os desafios de mortalidade materna infantil na defesa da proteção de vida, por meio do Programa intersetorial Mãe Ananin, que envolve as Secretarias de Saúde (Sesau), Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) e de Transporte e Trânsito (Semutran).

A Fundação Abrinq, é uma organização sem fins lucrativos, apartidária e sem acordo financeiro com o governo e tem como finalidade promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes.