Consultório Móvel chega ao bairro da Guanabara

05/11/2022 14h52 - Atualizada em 05/11/2022 16h08

Realizado com a participação de todas as secretarias municipais de Ananindeua, o Programa Prefeitura em Movimento vai percorrer todos os bairros, levando também o Consultório Móvel da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que nessa 4ª edição estacionou no bairro da Guanabara, no Centro Municipal de Referência em Educação Infantil (CMREI) Sebastiana Paes Barreto, localizado na Alameda Socilar, com a Rua da Pedreirinha, nº 2143.

A 4ª edição do Prefeitura em Movimento começou neste sábado (05), onde foram feitos diversos atendimentos de saúde, como vacinação contra Covid-19, sarampo e influenza, Poliomielite e Pentavalente. Outros serviços ofertados pela secretaria de saúde foram os atendimentos de odontologia, onde as cirurgiãs dentistas fizeram triagens, avaliações e estiveram encaminhando os pacientes para atendimentos específicos. No sábado, as dentistas estiveram à manhã toda fazendo palestras educativas, oficina de escovação e distribuindo kits dental para as crianças que foram na ação, além de estarem realizando o teste da linguinha em bebês. No consultório móvel, no primeiro dia de ação, foram ofertadas consultas de com o clínico geral e exames de ultrassonografia.

A coordenadora do Consultório Móvel, Alexandra Silva, explicou a importância do consultório em mais uma ação do Prefeitura em Movimento. “Estamos hoje iniciando nossos atendimentos aqui na comunidade da Pedririnha com consultas de clinico geral e ortopedia, ficaremos durante toda essa semana estacinados aqui na CMREI Sebastiana Paes Barreto, fazendo vários atendimentos especializados e encerramos no próximo sábado. Sabemos que as vezes a população não tem tempo de ir a alguma unidade de saúde, então nós viemos até eles. Contou ela.

As crianças também tinham um espaço dedicado a elas: o escovódromo, onde receberam orientações sobre escovação dental e cuidados com a saúde bucal, além da realização do "teste da linguinha", um exame que, em Ananindeua, foi implantado na gestão do prefeito Dr. Daniel e é de extrema importância para os pequenos. Neila Chaves, coordenadora de odontologia da Secretária de saúde de Ananindeua (SESAU), comentou como essas atividades lúdicas ajudam os pequenos na higiene bucal. “Utilizar de atividades lúdicas com as crianças é um fator essencial para a criação e estabelecimento de um vínculo entre a criança e o dentista, viabilizando a aceitação dos pequenos ao tratamento odontológico”.

Durante o restante da semana, a Secretaria Municipal de Saúde segue atendendo a população no programa Prefeitura em Movimento.

Confira a programação do Consultório Móvel:

07/11 (segunda-feira):

- Consultas de Ortopedia;