Prefeito Doutor Daniel participa da sessão de abertura do Ano Legislativo de 2022

21/01/2022 16h37 - Atualizada em 21/01/2022 16h57
Secom

O prefeito de Ananindeua, doutor Daniel Santos, participou, na manhã desta sexta-feira (20), da sessão de abertura do segundo período da 19ᵃ legislatura, que representa o início dos trabalhos da Câmara Municipal de Ananindeua no ano de 2022. A solenidade ocorreu no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), na BR-316, e contou com a participação da Mesa Diretora da Câmara, demais vereadores, secretários municipais e convidados. Na ocasião, o gestor municipal fez um balanço do primeiro ano de mandato e anunciou as metas da administração para os próximos anos. 

Em sua mensagem à Câmara, o prefeito doutor Daniel Santos lembrou que assumiu o município em meio à crise sanitária provocada pela pandemia do novo Coronavírus, um dos momentos mais difíceis já vividos pela humanidade. Ele disse que Ananindeua foi o primeiro município a abrir um ambulatório específico para atendimento dos casos de Covid-19 e, também, o primeiro a implantar o ambulatório itinerante. “Além disso, tão logo foi possível iniciar a vacinação contra a doença, nós nos tornamos referências nacionais nesse procedimento e no atendimento e preservação de vidas. Mesmo hoje, com um grande número de casos positivos ainda sendo registrados, não vemos mais a pressão que havia antes sobre o sistema hospitalar, o que, com certeza, é reflexo da vacinação”, pontuou. 

Paralelamente aos esforços empreendidos na área da saúde, o gestor frisou que a administração municipal não parou de trabalhar no campo da infraestrutura e nas demais áreas da gestão. Há, no momento, 28 escolas da rede municipal de ensino em reforma e 19 unidades básicas de saúde já foram revitalizadas e entregues. “Neste primeiro ano de mandato, fizemos cerca de 140 km de asfalto em toda a Ananindeua e a nossa meta é chegar até o final deste ano com 200 km de asfalto concluídos”, anunciou. 

O prefeito Doutor Daniel Santos também ressaltou aos representantes do Legislativo que pretende encarar de frente dois grandes desafios em 2022 para o município de Ananindeua: a licitação para as linhas de ônibus intramunicipais, até hoje reguladas por concessão precária; e a resolução do problema da destinação dos resíduos sólidos do município, já que existe um prazo determinado pela Justiça para que esses dejetos deixem de ser levados para o Aterro Sanitário instalado no município de Marituba. 

Segundo o gestor, Ananindeua conseguiu sanear as suas finanças e, hoje, é um dos cinco municípios do Pará com capacidade de pagamento “B” junto aos agentes financiadores. A meta é que se neste ano a cidade consiga chegar ao conceito “A”, hoje obtido apenas pelos municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas, em todo o Estado. “Hoje, temos R$ 79,6 milhões em caixa, de recursos próprios, para investimentos na cidade”, detalhou o prefeito, que também fez questão de agradecer à Câmara Municipal, pela parceria e trabalho conjunto, realizado ao longo deste primeiro ano de mandato. 

A líder do Governo na Casa, vereadora Pastora Ray Tavares, destacou o dinamismo da gestão municipal neste início de trabalho e o respeito que vem sendo demonstrado ao Poder Legislativo, que, embora seja um autônomo, tem tido uma atuação conjunta com o Executivo Municipal. “Nós ficamos muito felizes em ver que a gestão municipal se esforça para dar retorno a todas as demandas que o Legislativo apresenta, o que demonstra o respeito a essa Casa de Leis e à própria população. Também destaco a excelência e qualidade das obras que vêm sendo entregues até agora, realmente diferenciadas”, analisou.