Sacerdotes de religiões de matrizes africanas de Ananindeua são homenageados

27/04/2023 15h17 - Atualizada em 27/04/2023 17h27

Nesta quinta-feira (27), a Prefeitura Municipal de Ananindeua, por meio da Coordenação Municipal de Igualdade Racial (COMPIR), do Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMUPIR) e da Secretaria de Gestão e Governo (SEGOV), homenageou 50 líderes religiosos de religiões de Matrizes Africanas em Ananindeua, numa Sessão Especial realizada na Câmara Municipal de Ananindeua referente ao dia Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé (21 de Março). Dia fundamentado na Lei Federal 14.519/23.

Titular da SEGOV, Marlon Silva, destaca a relevância da referida data e da homenagem feita. “A importância hoje, se dá na garantia de direitos aos povos de Matrizes Africanas. A Prefeitura de Ananindeua, por meio Secretaria de Gestão de Governo, garante os direitos de todos os seguimentos, inclusive das religiões de Matrizes Africanas. O prefeito, Doutor Daniel Santos, e a Câmara Municipal de Ananindeua, aprovaram uma lei que incorpora o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé no calendário oficial de nossa cidade. Pretendemos fazer essa homenagem todos os anos, certificando lideranças religiosas desse segmento”, explica secretário.

Lucas Irain é assessor técnico da COMPIR, que faz parte da SEGOV de Ananinduea. Ele ressalta: “Essa data de 21 de Março, veio trazer para nós um feito histórico. Afinal, o fim da escravidão no Brasil tem somente 134 anos. A nível de história, é um tempo muito curto. Então, nós estamos conquistando um espaço histórico do qual somos pertencentes. Nós temos hoje, aqui, duas coisas acontecendo ao mesmo tempo: sobre o dia que entra agora no calendário do município e o reconhecimento aos sacerdotes presentes. Ano que vem, queremos que esta certificação seja na forma de Comenda Municipal, que levará o nome do pai Airton Soeiro, sacerdote mais antigo da cidade, o qual já é falecido”.

Com essa homenagem aos referidos sacerdotes, os órgãos envolvidos pretendem dar mais visibilidade e reconhecimento para os povos de matrizes africanas na cidade de Ananindeua.

Emocionada, a iyalorixá Ita Ejité descreve o que sente ao ser uma das líderes religiosas homenageadas na Sessão Especial: “Primeiro, meu muito obrigada à Prefeitura de Ananindeua, que olha para nós afrorreligiosos, de forma muito respeitosa. É a primeira gestão municipal que nos olha com esse olhar. Olhar de símbolo, de importância, de tradição, de respeito. Minha gratidão à Prefeitura é na pessoa do Doutor Daniel, por esse momento ímpar”.

Já o babalorixá Babá Ogum Tayó transbordou em alegria ao falar sobre a programação desta quarta-feira, 27. “Estou extremamente feliz com essa Sessão Especial tão importante para as religiões de Matrizes africanas, e também alegre pela homenagem que eu estou recebendo. Espero que este evento aconteça por muitos e muitos anos”.