Prefeitura entrega 275 óculos de grau para moradores do Icuí.

A Prefeitura de Ananindeua, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) já entregou mais de 5.000 óculos para usuários da rede municipal de saúde.

19/03/2024 13h45

O Centro Comunitário Novo Cristo estava lotado na manhã da última terça-feira,19, e o motivo era de grande expectativa para cada um dos moradores que aguardavam tão esperado momento: de receberem o óculos de grau disponibilizados pelo Programa "Olhar Ananin".

Secretária de Saúde, Dayane Lima ressalta a importância do Programa Olhar Ananin.

"Quando a gente via que tinha um atendimento do oftalmologista, porém, o paciente saía com a receita mas não tinha condições de adquirir o óculos. Tem a energia dele que subiu pra ele pagar, paciente que ganha um salário mínimo. Tem a cesta básica que subiu, o gás subiu... Como é que vai comprar um óculos de qualidade só com o salário? Não tem como. Hoje a gente tá aqui, entregando hoje 275 de 600 armações, aqui pra comunidade de Novo Cristo, que vocês merecem. E ainda vamos fazer muito mais, em Ananindeua nosso trabalho para a melhoria na qualidade de vida da população não para", declarou a Secretária de Saúde, Dayane Lima a respeito do maior Programa de distribuição gratuita de óculos para a população de Ananindeua, que em 80 anos da cidade é um feito inédito realizado por uma gestão municipal.

Anderson Costa, precisava trocar o acessório e viu no Programa a possibilidade de conseguir o óculos novo.Para Anderson Costa, era uma necessidade urgente trocar o acessório e viu uma oportunidade quando soube que o Programa estaria ofertando atendimento no Residencial " Na verdade, eu já uso. Eu precisava renovar, né? Que já estava com o limite pra troca. Aproveitei quando soube que o projeto viria aqui no conjunto, no Novo Cristo e, graças a Deus, eu tive a oportunidade de ser muito bem atendido e conseguir trocar o óculos", declarou.

O "Olhar Ananin" é um Programa importante, para a população que possui problemas oftalmológicos e não tem condições de arcar com os custos da consulta e do óculos. A cada dia, os custos da população só aumentam (gás, água, aluguel, cesta básica, remédios...) e o óculos é item indispensável para aqueles que precisam da visão para estudar, trabalhar e ter condições para o "ir e vir" com segurança e qualidade, por isso o Programa da Prefeitura de Ananindeua tem se tornado um diferencial na vida de cada munícipe que necessita do óculos, porém não tinham condições de adquirir devido o alto custo.

Em cada ação realizada pela Prefeitura nos Bairros, foi feita uma triagem para verificação de quem precisava do óculos e após realizado o encaminhamento, o paciente escolhia o modelo de sua preferência, aguardando o prazo para recebimento até ser chamado para receber seu óculos novo e de qualidade.

Rosilenia Damasceno, era só alegria com o óculos novo.A dona Rosilenia Damasceno, era só alegria com o óculos novo "eu perdi a lente do meu óculos quando fui a um velório, então ficou difícil para realizar algumas coisas no dia a dia. Essa Ação veio em boa hora. A gente vê que o Prefeito se importa coma gente e está perto de nós, para o nosso bem", disse a sorridente moradora.

A Prefeitura de Ananindeua, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) já entregou mais de 5.000 óculos para usuários da rede municipal de saúde que participaram de ações itinerantes da prefeitura nos bairros. A iniciativa foi criada para contemplar aquelas pessoas que foram prescritas para o uso de óculos de grau após passar por consulta e exames no “consultório móvel”, mas não conseguiam fazer a aquisição do acessório por falta de recursos financeiros. Agora com a Ótica do SUS no Super Centro de Saúde e o projeto de inaugurar mais quatro Óticas no município, o objetivo é levar mais saúde ocular aos pacientes tanto do lado Norte quanto do lado Sul de Ananindeua.