Programa Morar Bem revitaliza casas de moradores de Ananindeua

16/02/2022 00h28 - Atualizada em 16/02/2022 17h18

Proporcionar moradia mais confortável e adequada, são alguns dos objetivos do novo programa da Prefeitura.

"Fiquei até surpresa quando me ligaram dizendo que ia receber esses reparos na minha casa, que estava muito feia e eu ia precisar desembolsar para deixar arrumadinha. E eles vieram e fizeram, achei muito bom, eu precisava dessas melhorias na minha casa. Fico agradecida", comentou a dona de casa Euda Guimarães.

Sentimentos de surpresa e gratidão foram os dos moradores do Conjunto Habitacional Ananin, os primeiros beneficiados com o novo programa da Prefeitura de Ananindeua, o "Morar Bem", coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e que visa realizar pinturas e melhorias nas residências. As 72 casas contempladas com os serviços oferecidos pelo programa, foram entregues na noite desta terça-feira, 15, pelo prefeito Dr. Daniel Santos e pelo secretário de habitação Alexandre Gomes.

O Prefeito reforçou sobre o papel social do Programa.

“Tivemos aqui um trabalho de melhoria com troca de portas, pintura, reboco, parte elétrica, alguns ajustes em banheiros. O que foi necessário. Uma ajuda de R$2 a R$5 mil reais em cada casa. Um investimento que pra muitos era difícil fazer. Pois imagina uma pessoa que mora com mais três pessoas e tem um salário mínimo pra se alimentar e pagar as contas. Tem muita gente que tinha vontade de fazer uma melhora na sua casa e não sobrava dinheiro pra isso”.

“É uma honra poder lhe seguir nesta gestão. Hoje, a gente não entrega só uma casa pintada, mas entregamos dignidade de morar num lugar reformado. Estamos investindo em melhoria habitacional", destacou o secretário de habitação Alexandre Gomes.

Instituído pela Lei nº 3.128/2021, o programa prevê a realização de pequenas melhorias e reformas parciais em imóveis com condições precárias de habitabilidade, de famílias carentes de Ananindeua.

Para cada unidade habitacional, a Sehab dará a ajuda de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais), podendo ter um acréscimo de 50% (cinquenta por cento) quando o imóvel necessitar de adaptações para atender pessoas portadoras de necessidades especiais que nela resida.

O programa tem o objetivo de melhorar as condições sanitárias das habitações contempladas pelo programa, promovendo maior salubridade nas edificações e dar um maior conforto aos moradores para viverem com mais dignidade.

Vivendo no conjunto há sete anos, a dona do lar Michele Bentes ressaltou a importância do programa para os moradores, pois muitos não possuem condições financeiras para realizar melhorias em sua casa.

"Foi muito bom, pra mim foi uma benção, como sou dona do lar, não tenho condições, pois vivo de vendas que faço na minha casa e caiu do céu esse projeto, sou muito grata. A gente precisa muito aqui no conjunto, eu agradeço muito mesmo, de coração porque tem muita gente que não tem condições de ter uma casa pintada, eu sou uma que não tenho condições de ter, de pintar uma grade, mas graças a Deus esse projeto veio abençoar aqui o Ananin".

O chefe do executivo municipal comentou também sobre as melhorias que estão sendo feitas por todo canto da cidade, com obras sendo executada tanto do lado norte quanto do lado sul de Ananindeua.

Ele também agradeceu o apoio dos vereadores.

“Hoje a gente faz a nossa primeira entrega do Morar Bem. Sou muito grato a cada morador do residencial Ananin por ter nos recebido. Sou realizado pelo trabalho que a gente faz no município. Fruto de parceria. Pois ano passado, enviei o projeto de lei pra câmara e os vereadores analisaram, ajustaram e aprovaram. É fruto do nosso trabalho em conjunto. E fiz questão de começar desse lado da cidade, depois seguimos pro outro. Porque onde a gente caminha por Ananindeua tem obra. Em qualquer lado da cidade”, finalizou o prefeito.

Critérios para participar:

DO CIDADÃO

► Ter renda mensal até 03 (três) salários mínimos por família;

DA EDIFICAÇÃO

► Área construída total da unidade imobiliária de até 70 m²;

►Terrenos com área de até 125 m² para habitação de interesse social;

► Gabarito de altura máxima igual a 9 m (nove metros);

►Será admitida mais de uma unidade imobiliária por terreno, desde que com acessos independentes por via oficial de circulação;

►Admite-se o uso misto (residencial e não-residencial) da unidade imobiliária, desde que a área não-residencial não ultrapasse 50% da área total construída;

► A ampliação da edificação existente para a implantação de outra unidade residencial será admitida, desde que o somatório da unidade existente com a unidade nova, não ultrapasse a área total construída de 140 m².

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

► RG, CPF

► Documento de propriedade (escritura registrada em cartório de imóveis ou contrato de compra e venda ou IPTU cadastrado há mais de cinco anos)

► Comprovante de residência (preferencialmente conta de água)

► Comprovante de renda

Endereço: SEHAB - Tv. WE 29, 452 – Cidade Nova 5.

CONTATOS (91) 3255-9226/98468-8831

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.