Prefeitura investe mais de 350 mil reais para auxiliar famílias vítimas de vendaval

30/08/2022 08h52 - Atualizada em 13/09/2022 08h56

“Quero dizer que tenho um prefeito sensível com os problemas do próximo. Desde aquela última quinta-feira, vimos um gestor e sua equipe técnica empenhados em nos ajudar e solucionar as demandas.  Hoje, eu e as demais vítimas do vendaval, podemos dizer que a incerteza do que iríamos fazer ficou no passado. Esse auxílio é esperança de dias melhores e dias de reconstrução, definitivamente”, disse Marcilene Ribeiro, de 44 anos, uma das 71 vítimas da forte chuva que ocorreu no dia 25 de setembro em Ananindeua.

O sentimento de esperança é marcado não apenas por Marcilene, mas por todas as famílias atingidas pelo vendaval e que, nesta segunda-feira (29), receberam simbolicamente das mãos do prefeito doutor Daniel o auxílio emergencial extraordinário no valor de R$ 550,97. A parcela única contempla apenas aquelas famílias que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 3.270, de 26 de agosto de 2022. As famílias beneficiadas com o auxílio poderão retirar o dinheiro a partir de 01 de setembro no Banco do Estado do Pará (BANPARÁ).

“É importante frisar que todo esse trabalho vem sendo organizado com muita responsabilidade por nossa gestão, através da Defesa Civil e das Secretarias Municipais de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat), Habitação (Sehab) e Serviços Urbanos (Seurb). É uma ação coletiva que está sendo realizada desde o dia 25 para devolver às famílias um pouco de cidadania, pois foram momentos muito difíceis. Parabenizo a Câmara Municipal por ter agilizado e aprovado a lei. Tenham certeza que vamos continuar trabalhando e melhorando a vida de cada cidadão", ressaltou o prefeito doutor Daniel.

A Semcat ficou responsável pelo repasse do auxílio emergencial às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, as quais são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e se enquadram nos critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 3.202, de 13 de dezembro de 2021.

“Estou muito alegre por fazer parte da equipe do prefeito doutor Daniel, que tem um olhar diferenciado para os que mais necessitam. O resultado de hoje é fruto de uma ação conjunta. A concessão do auxílio emergencial permitirá que essas famílias possam seguir com mais tranquilidade e ter seus direitos garantidos. Nós só vamos sair daqui quando todas as vítimas do vendaval forem atendidas por nossa equipe”, frisou a secretária da Semcat, Marisa Lima.

De acordo com o secretário da Sehab, Alexandre Gomes, 15 casas já receberam os serviços emergenciais do Programa Municipal Morar Bem, com retelhamento e reconstrução do telhado. A dona de casa Marcilene também faz parte das famílias beneficiadas pelo programa.

“Minha vida é muito difícil, estou desempregada e algumas vezes faço trabalhos de manicure para poder sustentar eu e meu filho. Não tenho dinheiro. E quando a chuva começou, eu tava na cozinha fazendo um lanchinho, então comecei a escutar uns estalos, as telhas começaram a cair, uma parte do forro também, a janela bateu forte. Tentei correr para fora de casa, mas não dava, então coloquei meu filho no colo e comecei a gritar por socorro. Era como se eu estivesse em um filme de furacão. Foi horrível”, disse Marcilene.

E continuou. “Quando tudo se acalmou, a minha casa já não era a mesma, partes do telhado estavam caindo, o forro estava no chão. O meu sofá e janela estavam quebrados. Aí olhei tudo e pensei: como vou pagar tudo isso? Não tenho dinheiro, Meu Deus. O que vai ser de mim com essa criança? Não tenho nenhuma condição. Mas o prefeito veio e conversou pessoalmente com a gente, o que trouxe um alívio no meio daquele momento difícil. Foi o que me confortou, porque ele disse que daria o auxílio e que a minha casa receberia o programa. O que ele falou tá se cumprindo. Um homem de palavra”, afirmou a moradora.

Enquanto o telhado da Marcilene não é reconstruído pela equipe do programa municipal, ela, seu filho e seu irmão foram realojados em um local custeado pela prefeitura. Ao todo, a Prefeitura destinou mais de 350 mil reais em recursos para famílias atingidas pela forte chuva, sendo cerca de R$ 39 mil que deverão ser pagos pela Semcat às vítimas do vendaval e R$ 315 mil por meio do Programa Municipal Morar Bem, da Secretaria de Habitação (Sehab).

A Prefeitura segue dando todo o suporte necessário aos munícipes que tiveram suas casas afetadas. As pessoas que ainda não foram atendidas pela equipe da Defesa Civil, devem entrar em contato pelo whatsaap: 98147-6949, informando o nome completo, RG, CPF, endereço e enviando fotos da casa.

Critérios para ter direito ao Auxílio Emergencial Extraordinário:

- Estar inscrito no cadastro único do Ministério da Cidadania (inscrição no município de Ananindeua) até a promulgação desta Lei;

- Ser beneficiário do Programa Federal Auxílio Brasil;

- Residir no município de Ananindeua;

- Apresentar o laudo técnico de vistoria emitido pela Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros;

- Apresentar avaliação social realizada pela equipe técnica do Serviço de Calamidade Pública e Emergência (SPCAPE) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat);

- Apresentar documentos pessoais do beneficiário do Programa Federal Auxílio Brasil.