Jardim Vitória ganha regularização fundiária

02/09/2022 10h52
Secom

A dona de casa Lucicleia Arraes, de 48 anos, não escondia a felicidade de receber o título de propriedade, realizando um sonho de onze anos. Em 2011, ela e mais de cem famílias ocuparam a área batizada com o nome que representa o sentimento que eles sentem agora: Jardim Vitória. “Eu estou muito feliz. Eu choro de emoção porque só nós sabemos o que passamos aqui com as constantes ameaças de despejo. Mas agora eu só agradeço primeiro a Deus e e em segundo a esse homem sensível, humano e leal que é o Doutor Daniel”, afirmou.

“Essa regularização é muito importante pra gente conseguir financiamento em programas habitacionais para reformar a nossa casa. É a concretização de um sonho e se Deus quiser muitos moradores de Ananindeua ainda vão conquistar essa vitória”, salientou a professora Valdenora Cunha, de 65 anos, também uma das contempladas com o título de propriedade.

E o sonho da professora Valdenora e da dona de casa Lucicleia se concretizou na noite desta quinta feira (1), quando o prefeito doutor Daniel Santos e o secretário de habitação Alexandre Gomes, através do Programa Ananindeua Legal, entregaram os primeiros 110 títulos de propriedade na comunidade Jardim Vitória, localizada às margens do Canal Maguariaçu. Ao todo, 234 famílias vão ser beneficiadas com a documentação que garante a posse definitiva do terreno onde moram.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Urbanismo, Alexandre Gomes, ressaltou que “o título de propriedade é muito mais que um pedaço de papel, é um documento. É a certeza absoluta de que ninguém correrá mais o risco de ser despejado e que agora terá seu teto, que tanto sonhou”.

O prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, frisou que além da entrega dos títulos de propriedade, os moradores do Jardim Vitória também estão ganhando obras de saneamento para terem uma moradia digna. “O asfalto é importante? Sim é. A iluminação também é fundamental. Mas o mais importante de tudo é ter a garantia de que a gente tenha e more num terreno documentado. E o programa Ananindeua Legal traz essa garantia definitiva de que agora vocês nunca mais vão ser ameaçados de despejo e que podem bater no peito e dizer que esse chão é cada um de vocês”, arrematou o prefeito.

Ananindeua Legal

O programa garante a regularização fundiária, que representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade. O programa iniciou  com a regularização da Área dos Correios, em Águas Lindas, em janeiro de 2021, e, até julho deste ano (2022), já foram entregues 17 mil e 84 títulos de propriedade.

O processo de regularização fundiária inicia com o voo inaugural de um drone, que possibilita o georreferenciamento, coletando imagens com precisão de centímetros para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2).