Famílias recebem chaves do Residencial Anita Gerosa

04/10/2022 14h13

“Estou muito feliz, fico até emocionada só de saber que receberei hoje a chave do meu apartamento. Estava na casa da minha mãe e só de imaginar que agora eu tenho um lar para chamar de meu é gratificante. Agradeço a Deus em primeiro lugar e ao doutor Daniel por tudo o que fez por nós”. Este é o relato emocionado e cheio de gratidão da Elaine Santos, componente de uma das 220 famílias que recebem hoje, 04 de outubro, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a chave de seus apartamentos e passam a ocupar o Residencial Anita Gerosa.

Os 220 contemplados no empreendimento Anita Gerosa fazem parte da Faixa 1, ou seja, são pessoas que recebem um salário de até R$ 1.800 mensal, público previsto na portaria 163./2016 do programa Casa Verde e Amarela. Cada apartamento possui dois quartos, sala, banheiro e cozinha. O residencial conta com sede para centro comunitário e área de lazer.

O prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, parabenizou a todos que, agora, realizam o sonho da casa própria. "Parabenizo a todos que, hoje, estão realizando esse sonho. Agora é trabalhar e trazer cada vez mais infraestrutura para o entorno de vocês", disse o chefe do executivo municipal, que acrescentou desejando felicidade às famílias no novo lar.

15 mil pessoas se inscreveram para conseguir os imóveis. Após a inscrição, aconteceu sorteio no Ginásio Dr. Almir Gabriel, o Abacatão, e 220 famílias com idosos, mulheres chefes de casa e pessoas com deficiência foram contempladas no processo. O diretor de Habitação do município, Alciney Veras, destacou que "nosso papel enquanto Secretaria de Habitação é viabilizar o direito dessas famílias que estão participando do processo de forma técnica e muito transparente".

Estiveram presentes na entrega das chaves, além do prefeito de Ananindeua, várias autoridades, incluindo o ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Daniel Ferreira Duarte. "Entregar essas casas significa recomeço para cada família. É dignidade, cidadania e sonhos realizados", disse.

Critérios da portaria 163/2016 para participar do programa Casa Verde e Amarela:
1 - Critérios Nacionais
a) Famílias residentes em áreas de riscos ou insalubres ou que tenham sido desabrigadas, comprovada por declaração do ente público;
b) Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, comprovada por autodeclaração;
c) Famílias de que façam parte pessoas com deficiência, comprovado com apresentação de atestado médico.
2 - Critérios Adicionais
a) Famílias residentes no município há no mínimo 1 ano, comprovado com apresentação de comprovante de residência;
b) Famílias com filhos em idade inferior a 18 anos, comprovado por documento de filiação;
c) Famílias que façam parte pessoas idosas comprovado por documento de oficial que comprove a data de nascimento.
Etapas do programa
• Divulgação de abertura do programa e inscrição;
• Pré-análise dos inscritos;
• Sorteio;