Moradores do Atalaia comemoram ao receber títulos de propriedade

28/10/2022 15h32

"Agora posso dormir sossegada porque a casa onde moro é legalmente minha", comemorou Maria Rosemira Castro, 42 anos e que há duas décadas mora no Conjunto Primavera, bairro do Atalaia, em Ananindeua. Ela é uma das 74 pessoas beneficiadas pelo programa de regularização fundiária "Ananindeua Legal", executado pela Secretaria Municipal de Habitação, que receberam títulos de propriedade na noite desta quinta-feira, em cerimônia que contou com a presença do Vice-prefeito, Erick Monteiro, do secretário Alexandre Gomes e vereadores.

Outra moradora que se sentiu aliviada com o recebimento do título foi a dona de casa Wanderleia da Conceição, 45 anos. "Não há satisfação maior que a gente ter o documento de posse do terreno onde a gente mora. Estou muito feliz", festejou.

O Vice-prefeito Erick Monteiro frisou que Ananindeua executa hoje um dos maiores programas de regularização fundiária do país e acrescentou os outros benefícios que a Prefeitura de Ananindeua traz para a população além dos títulos de propriedade. "Ter o título é muito importante, mas é fundamental que vocês também morem numa rua asfaltada, iluminada, sinalizada, com escola de qualidade e unidade de saúde com remédios e todos os profissionais para dar um atendimento adequado e tudo isso a prefeitura está trazendo para vocês".

Ananindeua Legal

Criado pela atual gestão municipal em fevereiro de 2021, o programa Ananindeua Legal já distribuiu 18 mil títulos de propriedade até o momento. E a regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenç. o de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade.

O processo de regularização fundiária inicia com o voo inaugural de um drone, que possibilita o georreferenciamento, coletando imagens com precisão de centímetros para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2). Já foram realizados dezessete voos de drone para a realização desse trabalho inicial, que resulta no mapeamento das áreas. Após esse levantamento técnico, são realizados o cadastramento social dos moradores das áreas, a organização administrativa dos documentos e por último, a entrega dos títulos dos imóveis.