Moradores do Icuí recebem títulos de propriedade

24/11/2022 11h31 - Atualizada em 24/11/2022 12h54
Secom

1.258 famílias da comunidade Guerreiros de Jeová, no bairro do Icuí, receberam títulos de propriedade, nesta quarta-feira, que foram entregues pelo prefeito Doutor Daniel Santos, em cerimônia que contou também com a presença do vice-prefeito Erick Monteiro, do secretário municipal de Habitação, Alexandre Gomes, e vereadores. A regularização fundiária desses moradores foi garantida graças ao programa Ananindeua Legal, executado pela Secretaria Municipal de Habitação, que até o momento já emitiu 20.370 títulos. 

"Esse documento representa muito para vocês, porque assegura a posse definitiva do terreno onde vocês moram. Mas além do título de propriedade nós estamos garantindo também asfalto, iluminação pública, educação e saúde de qualidade porque é preciso morar num lugar digno", ressaltou o prefeito Daniel Santos.  

A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade. 

O processo de regularização fundiária inicia com o voo inaugural de um drone, que possibilita o georreferenciamento, coletando imagens com precisão de centímetros para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2). Já foram realizados dezessete voos de drone para a realização desse trabalho inicial, que resulta no mapeamento das áreas. Após esse levantamento técnico, são realizados o cadastramento social dos moradores das áreas, a organização administrativa dos documentos e por último, a entrega dos títulos dos imóveis.