Moradores da Falcolândia recebem títulos de propriedade do "Ananindeua Legal"

07/12/2022 15h02
Secom

Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab), entregou 565 títulos de propriedade aos moradores da Comunidade Falcolândia, localizada na Cidade Nova 8. A regularização fundiária acontece graças ao programa "Ananindeua Legal", criado no primeiro semestre de  2021. Acompanhados de vereadores, o prefeito Daniel Santos e o secretário municipal de Habitação,  Alexandre Gomes, entregaram os documentos aos moradores, que residem na área há mais de 45 anos. 

O aposentado Aluísio Pereira Dias, 73 anos, foi o primeiro a receber o título de propriedade das mãos do prefeito de Ananindeua. "Esperei mais de quarenta anos para receber esse documento. E a realização desse sonho eu devo primeiro a Deus e segundo ao prefeito Doutor Daniel, um homem sensível e humano," reconheceu seu Aluísio.  

A dona de casa Maria do Socorro dos Remédios, 75 anos, também foi contemplada pelo programa Ananindeua Legal. "Agora eu posso dizer que a minha casa é realmente minha e que nunca vou ser despejada. Há quarenta e cinco anos quando viemos pra cá a gente sofreu muito, com as constantes ameaças de despejo, mas agora quando Deus me chamar eu vou deixar a casa e o terreno pros meus filhos. Quero agradecer ao prefeito pela concretização desse sonho", disse Mariaregularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade. Por meio do programa Ananindeua Legal, até agora, já foram entregues 20.370 títulos. 

O prefeito Daniel Santos destacou que, com a entrega dos títulos de propriedade aos moradores da Falcolândia, o programa Ananindeua Legal já expediu 20.935 documentos em todo o município. "Não há nada melhor que termos a documentação definitiva da posse do terreno onde a gente vive e eu fico sinceramente muito feliz com a felicidade de todos vocês", disse emocionado   

Ananindeua Legal

O processo de regularização fundiária inicia com o voo inaugural de um drone, que possibilita o georreferenciamento, coletando imagens com precisão de centímetros para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2). Já foram realizados dezessete voos de drone para a realização desse trabalho inicial, que resulta no mapeamento das áreas. Após esse levantamento técnico, são realizados o cadastramento social dos moradores das áreas, a organização administrativa dos documentos e por último, a entrega dos títulos dos imóveis.