Moradores da Abolição agora tem a posse definitiva de seus terrenos

08/12/2022 15h53 - Atualizada em 08/12/2022 16h08

440 famílias da Comunidade Abolição, localizada no bairro do Centro, receberam os títulos de propriedade, nesta quarta-feira (7), da Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria de Habitação (Sehab). Representando o prefeito Daniel Santos, o Vice-prefeito Erick Monteiro fez a entrega da documentação, acompanhado pelo secretário municipal de Habitação,  Alexandre Gomes.

A regularização representa uma série de vantagens para os proprietários dos imóveis, garantindo segurança jurídica do imóvel, facilitação na obtenção de financiamentos para melhorias e acesso aos serviços públicos da cidade. Por meio do programa Ananindeua Legal, até agora, já foram entregues 21.375 títulos.

O processo de regularização fundiária inicia com o voo inaugural de um drone, que possibilita o georreferenciamento, coletando imagens com precisão de centímetros para a vetorização das habitações. O mapeamento obtido é ajustado com os pontos de controle no solo do GPS geodésico de dupla frequência (L1/L2). Já foram realizados dezessete voos de drone para a realização desse trabalho inicial, que resulta no mapeamento das áreas. Após esse levantamento técnico, são realizados o cadastramento social dos moradores das áreas, a organização administrativa dos documentos e por último, a entrega dos títulos dos imóveis.