Prefeitura de Ananindeua entrega 22 títulos de concessão de direito real de uso para comerciantes do Maguariaçu

Os comerciantes podem, enfim, realizar suas atividades amparados juridicamente

25/01/2024 10h49 - Atualizada em 25/01/2024 12h25

Comerciantes com seus títulosA Prefeitura de Ananindeua, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), realizou a entrega de 22 títulos de concessão de direito real de uso para comerciantes da comunidade Maguariaçu na manhã desta quinta-feira (25).

Ananindeua avança em seu projeto de regularização fundiária, promovendo segurança jurídica e bem-estar social no município. O processo de entrega de títulos de concessão de direito real de uso é fruto dos esforços da gestão municipal executados pela SEHAB, por meio do programa "Ananindeua Legal", que confere a legitimidade jurídica das propriedades no mercado formal, possibilitando aos moradores o acesso a linhas de crédito e outros. Este é um passo importante na construção de uma cidade mais justa e igualitária, onde cada cidadão possui a garantia de seus direitos.

Dr. Daniel Santos falando com os comerciantes do localO Prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos, destacou a importância do local onde foram entregues as concessões. “Cuidem bem dos seus imóveis, pois está localizado em um ponto de grande fluxo da cidade, o que vai valorizar seus comércios e gerar renda para vocês”, falou o prefeito.

Os boxes dos comerciantes, que receberam o direito de uso dos pontos, estão em construção e alguns já estão funcionando, pois prover o sustento próprio e de suas famílias é imprescindível.

Arionaldo Rodrigues (Cowboy), comerciante localMorador da comunidade Maguariaçu há 46 anos, Arionaldo Rodrigues, mais conhecido como Cowboy, estava feliz e ansioso para ter o título do seu comércio em mãos. “Eu estou ansioso, querendo muito esse título, pois é uma garantia do nosso ponto comercial e de cada um dos pais de família, trabalhadores que aqui se encontram, onde a gente pode com dignidade, conquistar através do suor do nosso rosto, o nosso pão de cada dia”, disse Cowboy, que trabalha com construção civil.

Denisvaldo Martins, comerciante localGratidão, era o sentimento do comerciante Denisvaldo Martins, 46 anos, que mora há 29 anos na comunidade e aguardava com entusiasmo seu título. “Graças a Deus eu consegui esse box que foi doado pela prefeitura, agora posso trabalhar e conseguir com as próprias mãos meu sustento”, desabafou Denisvaldo.

A concessão de direito real de uso é o contrato pelo qual a Administração transfere o uso remunerado ou gratuito de terreno público a particular, como direito real resolúvel, para que dele se utilize em fins específicos de urbanização, industrialização, edificação, cultivo ou qualquer outra exploração de interesse social.

As entregas dos títulos, nesta quinta-feira (25), são um exemplo do compromisso da Prefeitura de Ananindeua com a promoção da dignidade e a construção de alicerces sólidos para o desenvolvimento do município. Este é um capítulo positivo na história da regularização fundiária no município, que mostra que a vontade, comprometimento e união em favor do bem comum favorecem o crescimento das comunidades em vários aspectos, como na economia, infraestrutura, educação, saúde, serviços e outros.